CUIDADO

Golpe usa voz de Fernanda Montenegro para vender remédio, alerta atriz

Arista afirmou que criminosos utilizaram o nome e a voz dela sem autorização em propaganda de um produto que promete até curar Alzheimer

Publicidade
Carregando...

Fernanda Montenegro usou as redes sociais nesta segunda-feira (13/7) para denunciar o uso indevido de sua imagem e sua voz em um anúncio falso que promove um suposto medicamento para idosos. Segundo a atriz, a propaganda utiliza recursos de inteligência artificial (IA) para fazer parecer que ela recomenda um produto que promete curar o Alzheimer.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Em um vídeo publicado nas redes, a artista de 96 anos fez um alerta aos seguidores sobre a fraude e classificou a prática como criminosa. "Quero denunciar aqui o uso do meu nome, da minha pessoa, na propaganda de um remédio para idosos. Remédio esse que cura até Alzheimer. Sou usada como locutora e usuária", afirmou.

Fernanda contou que descobriu o anúncio ao navegar pelo celular e demonstrou indignação com o uso não autorizado de sua identidade. "O uso invasor dessa dimensão na vida de um ser humano é um crime", declarou.

O alerta também foi compartilhado pela filha e atriz Fernanda Torres, ampliando a repercussão do caso nas redes sociais.

O golpe segue um modelo que tem se tornado cada vez mais comum na internet. Criminosos utilizam ferramentas de inteligência artificial para reproduzir a voz e a imagem de pessoas conhecidas, criando vídeos falsos em que celebridades aparentemente recomendam medicamentos ou produtos sem eficácia comprovada.

Esses anúncios costumam divulgar tratamentos que prometem curas milagrosas para diversas doenças, incluindo Alzheimer. No entanto, os produtos não têm registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outras personalidades também foram alvo

Fernanda Montenegro não é a primeira personalidade a denunciar esse tipo de fraude. O médico Drauzio Varella, a apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Glória Pires também tiveram suas imagens e vozes utilizadas indevidamente em anúncios semelhantes.

Em 2024, Drauzio Varella chegou a apresentar uma denúncia ao Ministério Público de São Paulo após sua imagem ser usada para vender medicamentos por meio de vídeos falsos. Na ocasião, o médico havia solicitado a retirada do conteúdo às plataformas digitais, mas não obteve resposta.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

celebridades cinema fernanda-montenegro golpe

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay