Palácio da Liberdade cai no samba com programação gratuita
Ex-sede do governo de Minas se transforma na ‘casa da folia’ de hoje (1/3) a terça (4/3), com atrações para adultos e crianças. Demais museus fecham no carnaval
Mais lidas
compartilhe
Siga noNo feriado de carnaval, os equipamentos culturais que fazem parte do Circuito Liberdade têm horário de funcionamento diverso, mas a maioria estará fechada de sábado a quarta-feira (5/3). A exceção será o Palácio da Liberdade, que planejou eventos voltados para o público carnavalesco e homenagens a bambas do samba mineiro, como Mestre Conga, Mamão e Ronaldo Coisa Nossa.
A ex-sede do governo de Minas se transforma em “Palácio do Samba” durante os dias de folia, com programação gratuita de hoje (28/2) a terça-feira (4/3) buscando valorizar a trajetória do samba em Belo Horizonte.
Leia Mais
Nesta sexta, os pequenos foliões se divertem com atividades infantis que se iniciam às 18h. Às 19h, a agremiação carnavalesca de Ouro Preto Zé Pereira dos Lacaios se apresenta ao lado do Bloco Balanço da Cobra. O grupo Candonguêro toca em seguida.
No sábado (1º/3), das 13h às 21h, o Palácio recebe Quintal do Samba, de Viçosa, com participação dos artistas Raul Martins e Camilo Gan, do Samba de Terreiro. Às 19h30, a Velha Guarda do Baluartes do Samba reúne Nonato do Samba, Paizinho do Cavaco, Bira Favela, Fabinho do Terreiro, Lulu do Império, Luiz Carlos do Pandeiro, Simão de Deus e Christina Valle.

O bailinho infantil abre a programação de domingo (2/3), seguida pela Roda de Samba Us Kara, de Nova Lima, e apresentação da cantora Silvia Gomes, de Ouro Preto. A Escola de Samba Canto da Alvorada fará show de bateria, acompanhada pela Corte Real Momesca.
Destaques como Ponto do Samba, de Juiz de Fora, Gilmar Batista, de Uberlândia, e Fabinho do Terreiro e Pirulito da Vila, de Itabirito, agitam a segunda-feira (3/3) de carnaval.
Mulheres na terça-feira
Na terça (4/3), o protagonismo feminino se destaca a partir das 15h, com roda de samba composta por Tia Elza (Divinópolis), Fabiana Lima (Montes Claros), Heloísa Almeida (Diamantina) e Ana Proença (Belo Horizonte). Às 18h, apresenta-se o Bloco Afro Feminino.
No encerramento, o show “Mulheres do samba”, com Doris, Luciene Gomes, Eliete Ná, Cacá Monclair, Régia Lopes, Diza Franco, Conceição Oliveira e Cida Reis, convida o público a se despedir do carnaval com muita energia.
Filmes
Durante o feriadão, o Palácio da Liberdade exibirá filmes mineiros que dialogam com a temática carnavalesca.
Títulos como “O inconfidente do samba” (de Chiquinho Matias, 2013) e “Coisa nossa” (de Carlos Canela, 2012) estão na programação.
Para o folião que quer aproveitar a festa, mas não abre mão de visitar exposições, ainda dá tempo. O Museu de Artes e Ofícios fica aberto hoje, das 11h às 16h30. Em cartaz, “Meu peito é uma ilha”, de Clara Salles.
A CâmeraSete, no Centro de BH, também funciona nesta sexta (28/2), até as 16h, e abriga a exposição fotográfica “Sobre tons”. Já o Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, abre só hoje, das 10h às 17h.
O Palácio das Artes vai funcionar apenas nesta sexta-feira, até as 16h. "Yara Tupynambá: Paisagens da alma mineira” está em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard.
Nesta sexta, das 10h às 17h, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece oficinas de arcos de carnaval personalizados que podem ser levados para casa.
O CCBB BH estará aberto nesta sexta, das 10h às 15h, e volta a funcionar na quarta-feira, das 12h às 22h.
* Estagiárias sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro