

Bordado inspira quermesse que vai reunir mais de 20 artistas de Minas
O projeto de Mary Figueiredo apresenta temáticas, técnicas, formas e cores diversificadas
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

Mary Figueiredo realiza um sonho, no primeiro fim de semana do mês de julho, com a realização de sua quermesse inspirada no universo do bordado. "Fazer uma Quermesse ‘bordada’ é realizar um sonho antigo, uma construção ‘alinhavada’ afetivamente, entre inúmeras viagens a campo, encontros com associações de bordados e com quem trabalha arduamente de dia e borda à noite, com alma.
Como me disse uma bordadeira em Morro do Ferro, na Região Central de Minas: 'De dia, eu capino, capino e capino. De noite, eu bordo e nem lembro que estou cansada'”, conta a empresária, que é também curadora de um dos projetos importantes por valorizar o pequeno produtor. A Quermesse será realizada sexta-feira (5/7) e sábado (6/7), das 10h às 19h, na Rua Ivaí, 25, Serra.
• FORMAS E CORES
Mary, que é filha de pai alfaiate e mãe costureira, acredita que bordado é caligrafia da alma. "De um desenho construído no silêncio, trabalhado como disciplina, numa delicada imposição pelos colégios e a sociedade, nos dias de hoje, assistimos a esse fazer transmutar como linguagem de libertação e de expressão." Mary convidou 23 artistas de Oliveira, onde fica Morro do Ferro; Ouro Preto, Barra Longa, Belo Horizonte e Itatiaia, e uma artista argentina. "Cada um se apropriando de temáticas, técnicas, formas e cores, próprias."
A coluna aproveita para informar os endereços das redes sociais onde se pode acompanhar o trabalho e o estilo de cada um. Ana Ricciardi (@anaricciardiceramica), Ana Valentina Bocchetto (@valentinabocchetto), Art Beat (@artbeat_estudiocriativo), Atelier Dois Capelistas (@doiscapelistas), Barbara Soares (@barbarasoares.ladob), Dila Vaz (@dilavaz.bordados), Doninhas de Lavras Novas (@doninhasdelavrasnovas), Estúdio Veste (@estudioveste), Flor de Cactus (@flordecactushome), Gaby de Aragão (@gaby_de_aragao), Gemma Galgani (@gemmagalgani), Piccola (@piccolaatelier), Isadora Falcão (@isa_do.ra), Itamara Ribeiro (@itamararibeiro), Libertina (@soulibertina), Malga Objetos (@malgaobjetos), Marô Bordô (@marobordo), Memorial do Bordado MAO (@memorialdobordadomao), Meninas do Cafezal (@meninasdocafezal), Mon Ajour (@mon_ajour), Pice Lanna (@bordadosfinospicelanna), Rodrigo Mogiz (@rmogiz).
19/06/2024 - 04:00 Veja como Chico Buarque parou o Centro de Belo Horizonte há 57 anos 20/06/2024 - 04:00 Emanuelle Araújo agitou o Minas Tênis Clube em festa para 3 mil pessoas 21/06/2024 - 04:00 Reestreia e despedida marcam o fim de semana nos palcos de BH
• VOGUE
A cultura ballroom, que tem a dança como forma de resistência, se une aos festejos juninos em um evento inédito realizado pelo CCBB Educativo – Territórios e Saberes. Na próxima sexta-feira (28/6), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o público será convidado a participar desta grande festa, mas não só como espectador. O palco estará aberto a uma batalha de vogue em quatro categorias: Runway - Caminho da Roça, Baby Vogue - Correio Elegante, Fashion Killa – Retalhos e Vogue OTA - Cowboy Carter. O evento, gratuito, será realizado das 18h às 20h e comandado pelo coletivo House of DuBeco.
• PLANETA COR
Fernando Pacheco expõe, a partir da próxima terça-feira (25/6), na Galeria de Artes do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na Serra, os trabalhos que formam o acervo da mostra "Planeta Cor - Território do olhar"
• NO CLUBE JAZZ CAFÉ
Glaw Nader presta tributo a Nina Simone, em única apresentação, no dia 4 de julho, no Clube de Jazz do Café. A cantora vai se apresentar na formação de quarteto com piano, baixo, guitarra e bateria, e mais sax e flauta em algumas canções. Imperdível.
• BEIRA D’ÁGUA
A segunda edição do Festival Fartura Gastronomia Nova Lima, que tem como tema Beira d'Água, tem entre os convidados o chef carioca Gerônimo Athuel, que é pescador desde criança e comanda o restaurante Ocyá, no Rio de Janeiro. A casa carrega a especialidade em peixes maturados e frutos do mar, muitas vezes pescados pelo próprio chef, que prioriza a pesca consciente, seletiva e artesanal. Além de integrar o Guia Michelin, Ocyá é parte do seleto grupo dos melhores restaurantes da América Latina, da The World's 50 Best Restaurants. De Belo Horizonte, Isabela Rochinha, que faz dupla com o chef Caio Soter, no Pirex. O bar, na galeria São Vicente, no Centro de Belo Horizonte, ocupa o décimo lugar na lista dos melhores bares do Brasil da Exame, e a chef figurou como chef revelação no Prêmio Cumbucca 2023, pelo voto popular. No Fartura, vai garantir as famosas comidas de estufa.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.