Procrastinação  -  (crédito: @agenciadigiland)

Procrastinação

crédito: @agenciadigiland


Você já se pegou adiando tarefas importantes até o último minuto? Se sim, você não está sozinho. A procrastinação é algo comum a muitas pessoas, e, em algum nível, é comum que procrastinemos em algum assunto.


Embora pareça um mal da vida moderna, procrastinar é uma realidade desde as civilizações antigas. O poeta grego Hesíodo escreveu por volta de 800 a.C.: “Não se deve deixar o trabalho para amanhã e depois de amanhã”.

 

 

Estudos mostram que 20% dos adultos são procrastinadores crônicos, e no mundo acadêmico esse índice atinge 40% dos estudantes. Mas o que realmente é isso e por que acontece?


A procrastinação é o ato de adiar ou postergar uma atividade, muitas vezes substituindo-a por algo menos prioritário e mais prazeroso. Por exemplo, em vez de começar a escrever aquele relatório importante, você pode acabar assistindo a vídeos engraçados na internet.


Então, por que fazemos isso? Uma das razões principais é que tendemos a buscar recompensas imediatas em vez de gratificações futuras. Nosso cérebro é naturalmente atraído por atividades que nos proporcionam prazer instantâneo, como ver um episódio de nossa série favorita, em vez de enfrentar uma tarefa difícil e demorada.

 


Além disso, a procrastinação muitas vezes está ligada a sentimentos de ansiedade e medo do fracasso. Às vezes, adiamos uma tarefa pelo perfeccionismo, nos sentimos intimidados pela sua complexidade ou receamos não sermos capazes de realizá-la adequadamente.


Outro ponto importante é a falta de planejamento ou dificuldade em gerenciar o tempo, e para este último item vou dar destaque ao celular, o principal responsável nos tempos atuais em subtrair nosso tempo de produtividade. Sempre há e-mails, mensagens, vídeos e propagandas brigando por nossa atenção, por nosso tempo. A rede social utiliza-se da inteligência artificial junto com o neuromarketing para cada vez mais capturar nossa atenção, que vale muito dinheiro. E cabe a nós voltarmos a ser “donos” de nosso tempo e de nossa atenção.


Mas, como podemos combater a procrastinação? Aqui estão algumas dicas simples:


Divida as tarefas em etapas menores: Isso torna as atividades mais gerenciáveis e menos assustadoras.


Estabeleça prazos e recompensas: defina metas claras e estabeleça recompensas para quando alcançá-las. Isso pode ajudar a tornar a tarefa mais atrativa.

 


Elimine distrações: identifique o que está desviando sua atenção e afaste-se disso enquanto trabalha nas suas tarefas.


Procure encontrar uma motivação no que você está fazendo: tente identificar algum tipo de recompensa no que tem que fazer.


E comece, mesmo que não se sinta motivado: às vezes, a motivação surge depois que começamos uma tarefa, não antes.


A procrastinação pode ser vista como um sintoma de que algo precisa ser mudado em sua vida. Ao invés de se punir por adiar as tarefas, reflita sobre o que te leva a fazer isso. O que você está evitando? Quais são seus medos e inseguranças? O que te motiva? Por que você faz o que faz? O que está levando você a fazer o que você tem que fazer ou está se propondo a fazer? O que você vai ganhar no presente e/ou futuro ao concluir esse objetivo?

 


Ao compreender as raízes da procrastinação, você estará mais apto a combatê-la e tomar as rédeas da sua vida.


Então, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Comece agora mesmo a construir uma vida mais produtiva e livre da procrastinação.