(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TELEVISÃO

Aos 85 anos, Raul Gil continua escrevendo sua história no SBT/Alterosa

Considerado um dos ícones da televisão brasileira, apresentador comanda as tardes de sábado da emissora de Silvio Santos


05/02/2023 04:00 - atualizado 04/02/2023 22:37

Apresentador raul gil com crianças em seu programa no sbt
Raul Gil, sempre com seu bom humor, faz a alegria da criançada e já revelou talentos com Maisa (foto: Rodrigo Belentani/SBT)

 
"O Raul perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho e saia de mansinho…" Essa e muitas outras quadrinhas embalam as tardes de sábado do SBT/Alterosa no “Programa Raul Gil”, sempre a partir das 14h15. Nas quase sete décadas em que o apresentador está no ar, do rádio à televisão, o Vovô Raul deixa sua marca por onde passa.

Paulista  de ascendência espanhola, Raul Gil completou 85 anos de vida em 28 de janeiro, tendo grande parte deles dedicados ao entretenimento, sobretudo voltado para o mundo da música. Ele nasceu no Bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo e já fez “quase tudo” na vida.

Trabalhou como feirante, metalúrgico e mecânico, mas foi na música e na comunicação que se encontrou, participando de programas de calouros no rádio e na televisão, como “Calouros em desfile”, comandado por Hebe Camargo, na extinta TV Paulista, na década de 1950.

Com voz marcante e seu característico bom humor, o apresentador destacou-se ao imitar grandes nomes da música na época, entre eles, Vicente Celestino, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas – Raul Gil chegou a gravar um disco de boleros, sua grande paixão musical.

Raul gil em seu programa no sbt no início da carreira
Desde o início do "Programa Raul Gil" no SBT/Alterosa, apresentador é sinônimo de sucesso e carisma (foto: Cláudio Carneiro/sbt)


QUADROS 

Antes de fazer sua estreia no SBT, Raul iniciou a sua carreira de comunicador na década de 1960, ao ingressar na Rádio Record. Em 1967, fez seu début na televisão, via TV Excelsior. Até chegar à emissora de Silvio Santos, passou pela Bandeirantes, Record e Rede Tupi. Em setembro de 1980, é contratado pela TVS, transmitindo seu programa para todo o Brasil pela Rede de Emissoras Independentes (REI) até 1981, quando é criado o SBT.

A partir daí, o “Programa Raul Gil” passa a fazer parte da programação de sábado do SBT/Alterosa, trazendo os quadros “Cartas e cartazes”, “Vamos fazer média” (Jogo do Banquinho) e “Calouros com Raul Gil”. No júri, destacou, entre outros, o então iniciante na carreira Augusto Liberato, carinhosamente apelidado por Raul como Gugu.

Em um hiato fora da casa de Silvio Santos – e após passar novamente pela Record, Rio, Manchete e Bandeirantes –, Raul Gil volta ao SBT/Alterosa, em 2010, com um programa repleto de quadros novos e que, até hoje, são sinônimos de sucessos: “Shadow Brasil”, “Jovens talentos”, “A turma do vovô Raul”, “Mulheres que brilham”, “100% covers”, “Funkeirinhos”, “Elas querem saber”, “Youtubers querem saber”, “Homenagens” e os tradicionais e icônicos “Jogo do banquinho” e “Pra quem você tira o chapéu”.

TALENTOS REVELADOS 

Em sua trajetória artística e no SBT/Alterosa, Raul Gil revelou talentos da música e da televisão. Além de Gugu Liberato, as apresentadoras Mara Maravilha e Maisa, Lulu Santos, Luan Santana, Titãs, Katinguelê, Só Pra Contrariar e Gera Samba, além de Juninho Bill, Amanda Acosta, Simony e Glória Groove passaram pelo palco do programa .

E não foram só os artistas que fizeram a cabeça do público. Além de “o Raul perguntou, você não acertou, pegue seu banquinho, e saia de mansinho”, outras quadrinhas como “ô lê lê, ô lá lá, espere um pouquinho, vamos faturar”, “obrigado, Senhor, obrigado, por ter nos dado um programa feliz/por ter levado a tristeza de mim” e “pulinho” no palco e o bordão “vamos aplaudir”, tornaram-se marcas do animador e habitam o imaginário popular.

E não dá pra negar, aos 85 anos, vovô Raul continua com a mesma garra e o vigor de sempre, animando o mais tradicional auditório dos sábados da TV brasileira, no SBT/Alterosa.

RAUL NO INSTA E EM CASA
apresentador raul gil em sua casa
(foto: Reprodução/InstagramA)

Internado para a realização de uma endoscopia no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na última quarta-feira (1º de fevereiro), Raul Gil recebeu alta na quinta (2/2) e está “bem, e já em sua residência”, segundo a assessoria de comunicação do SBT. Em vídeo postado em suas redes sociais, Raul explicou: “Fui fazer exames de rotina, que faço todos os anos... Estavam todos preocupados”. E ressalta: “Todo mundo tem que fazer exames de rotina. Quem puder, tiver condições”. O apresentador agradeceu ainda o carinho e preocupação de fãs e da imprensa: “Quero agradecer a todos vocês, jornalistas, que ficaram preocupados com a minha ida ao hospital, mas foram exames de rotina que faço sempre. Agora estou em casa, estou bem, assistindo minha televisãozinha. Espero que vocês estejam bem. Muito obrigado pela preocupação e por pessoas que até tenham orado por mim”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)