Gabriela Frantz, mestre em meditação

Gabriela Frantz, mestre em meditação, assegura que a meditação torna o praticante mais consciente e estimula o sistema nervoso parassimpático

Arquivo Pessoal

Já pensou em melhorar a qualidade de vida e trazer a sensação de bem-estar para o corpo e para a mente? Utilizando um conjunto de técnicas de concentração é possível alcançar a plenitude mental e emocional. A meditação é conhecida por trazer inúmeros benefícios, entre eles, a redução do estresse, o combate à ansiedade e deixar o corpo em um estado total de relaxamento.

As vantagens dessa prática milenar já foram comprovadas por meio de diversos estudos. Um deles foi feito por pesquisadores da Universidade de Georgetown, em Washington (EUA), comparando o efeito anti ansiedade de técnicas de redução do estresse baseado em mindfulness (MBSR, na sigla em inglês) com o uso do antidepressivo escitalopram.

Com 276 pacientes, o estudo comparou os resultados dos grupos que foram tratados com meditação e com o remédio. Tendo como referência 1 (um pouco de ansiedade) a 7 (ansiedade severa), foi observado que enquanto o grupo que tomou escitalopram teve uma diminuição média de 1,43 pontos na escala, quem realizou meditação caiu, em média, 1,35 pontos. O resultado próximo foi considerado como uma equivalência entre o tratamento medicamentoso e a meditação. 

Reduzir o uso de medicamentos 

Gabriela Frantz, mestre de meditação, que atualmente tem currículo com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em medicina natural pela Quantum University, fala sobre a prática e como ela apresenta esse efeito tão poderoso: "É possível diminuir o uso de medicamentos por uma série de fatores. Dentre eles, podemos pontuar duas questões como as mais importantes: a meditação te torna uma pessoa mais consciente e estimula o sistema nervoso parassimpático, ou seja, acaba causando um relaxamento do corpo e da mente".

Conforme Gabriela Frantz, à medida que a prática for feita, ela se torna mais acessível e oferece diferentes níveis de felicidade. Além disso, podemos notar um melhor controle dos pensamentos e manutenção do foco nas atividades. A meditação também ajuda na redução da pressão arterial, melhora a qualidade do sono e aumenta o senso geral de firmeza e contentamento.

Em seu perfil no Instagram, Gabi oferece aulas de meditação para quem deseja conhecer melhor a prática e para quem já adota. Recentemente, ela iniciou o Retiro de Inverno - 21 dias de Meditação, curso gratuito que tem como foco conhecer de perto o universo da meditação e do autoconhecimento, deixar o medo, o estresse e a ansiedade para trás, e manter uma vida equilibrada em meio a correria do dia a dia.

“Dentro da minha metodologia e de tudo o que acredito ser eficiente no universo da meditação, diria que o principal é o despertar da consciência e ativação certa de determinadas regiões do seu cérebro e do seu sistema nervoso. E por isso as práticas não precisam ser personalizadas. Você só precisa de um método que seja eficiente", explica Gabi.
Pesquisa feita  com os atuais alunos, Gabi observou que a maioria definiu o sistema emocional, a ansiedade e a cura como pontos principais para serem trabalhados durante a meditação.

As aulas são transmitidas ao vivo, às 6h30, até o dia 25/06, mas também estão sendo gravadas e ficam disponíveis, em suas redes sociais, para todos que pensam em fazer da meditação parte de suas rotinas e procuram melhorar a saúde e bem-estar do corpo e da mente.

Serviço: