(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas EXERCÍCIO FÍSICO

Especialistas avaliam se treinar descalço potencializa o exercício físico

O barefoot training, que consiste em levantar pesos sem usar tênis ou com pouco apoio para os pés, tem ganhado cada vez mais adeptos mundo afora


10/11/2022 13:01 - atualizado 10/11/2022 13:05

pés descalços de um homem
Muitos acreditam que treinar descalço auxilia a erguer mais peso, além de fortalecer os pés e beneficiar o equilíbrio (foto: StockSnap/Pixabay )
Não é incomum ver alguém na academia fazendo treino de membros inferiores descalço. O barefoot training, que consiste em levantar pesos sem usar tênis ou com pouco apoio para os pés, tem ganhado cada vez mais adeptos mundo afora. Muitos acreditam que a prática auxilia a erguer mais peso, além de fortalecer os pés e beneficiar o equilíbrio.

Não à toa, na rede social Tiktok, a #barefoottraining já virou trend e soma mais de 1,8 milhão de visualizações, até o momento. No entanto, de acordo com um estudo recente sobre o uso de tênis no desempenho do exercício de levantamento terra, de autoria do professor assistente de biomecânica, Kevin Valenzuela, da California State Universitu Long Beach, esses efeitos não são comprovados.

Para o personal trainer Caio Signoretti e a fisioterapeuta Walkyria Fernandes, a execução requer cuidados, uma vez que ela pode ocasionar sérias lesões. 

Leia também: Cinco fatos sobre o corpo de quem pratica exercício físico regularmente.

Seja no agachamento com barra, levantamento terra ou agachamento sumô, os treinos de força de membro inferior, tem como erro de execução mais comum, segundo Siginoretti, as forças exercidas de baixo para cima, ou seja, que começam pelos pés. Erro esse que pode se agravar ainda mais com a prática do barefoot training.

“Muitas vezes é isso que influencia em todo o resto. Quando se faz um agachamento, por exemplo, a pessoa tende a jogar os pés para dentro, levantando a lateral externa desse membro. Isso influência em toda a estrutura óssea, como joelho, quadril e coluna, podendo prejudicar a saúde desses membros”, explica o personal trainer.

“Na verdade, toda essa moda de agachar descalço nada mais é do que você melhorar a sua percepção de contato dos pés com o chão, o que é uma grande besteira, já que isso pode ser melhorado apenas no ato de andar descalço em casa. Para agachar, é mais recomendado utilizar calçados apropriados, o que ainda evita o risco de acidentes e lesões”, alerta Caio Signoretti.
 
Já para a fisioterapeuta Walkyria Fernandes, especializada em ortopedia e traumatologia desportiva, é preciso que a pessoa esteja atenta caso opte por fazer exercícios descalça. “Quem sempre fez exercícios de tênis e passa a fazer o treino descalço precisa ter muito cuidado, a adaptação tem que ser gradativa para que ela não se machuque, pois o pé passa a fazer a função de amortecedor do corpo todo. A caminhada ou o trote feito descalço na areia, de fato pode ser muito interessante para trabalhar os músculos, a fáscia plantar e a propriocepção da articulação, que é quando a região se torna mais estável dinamicamente; ideal para prevenção de lesões ou reabilitação”.

O tênis apropriado

Caio acrescenta ainda que os tênis mais apropriados para a musculação são aqueles que têm o solado reto, firme e emborrachado, que garantem mais estabilidade nos pés na hora dos treinos de força, diferente dos tênis que têm alguma estrutura no calcanhar para absorção de impactos, como molas.

Já segundo Walkyria, tênis com amortecimento impedem que os músculos dos pés sejam trabalhados. "Quando as pessoas usam calçados com amortecedor, é como se o pé não precisasse fazer nenhum esforço. E os músculos dos pés precisam ser trabalhados. Um tênis com amortecedor muito grande na parte posterior do pé, muda o centro de gravidade da pessoa, e isso pode causar desequilíbrio, fazendo com que o corpo tenha que se adaptar ao novo normal”.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)