(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas EXERCÍCIO FÍSICO

Natação no inverno: prática que beneficia o coração e a imunidade

O exercício melhora as funções cardiorrespiratórias e aumenta a imunidade contra as doenças sazonais


01/08/2022 14:08 - atualizado 01/08/2022 14:08

nadadores saltando na piscina
A natação movimenta grande parte dos músculos e articulações do corpo e, por isso, é considerada uma das práticas físicas mais completas e democráticas (foto: Marcus Ferreira/Divulgação )
A natação movimenta grande parte dos músculos e articulações do corpo, por isso, é considerada uma das práticas físicas mais completas e democráticas, sendo indicada para bebês até idosos, sem muitas restrições. Porém, no inverno muitas pessoas acabam por suspender o exercício, sem saber que, neste período, ele é altamente recomendado.

A estação mais fria do ano aumenta a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura abaixa e o ar fica mais seco, o que oportuniza casos de doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras, como asma, rinite, sinusite, pneumonia e otite.

Porém, a natação trabalha o aparelho respiratório e promove a reeducação do sistema, o que auxilia bastante nos momentos de crises. Além de melhorar a qualidade do sono e aumentar a imunidade, “entre os benefícios da modalidade, estão a diminuição de ataques alérgicos, melhora das funções cardiorrespiratórias, controle de peso e maior gasto calórico e energético”, explica Lucas Stradioto, coordenador da BT Belvedere.

Lucas Stradioto ainda completa: "Para garantir o conforto e o bem-estar dos alunos, indicamos o uso de piscinas aquecidas e roupas próprias para a prática, que protegem da perda de calor”.

Leia também:  Tem artrose? Faça atividade física. 

Saúde mental

A natação faz bem para a saúde física e mental. O exercício regular, não só da natação, mas qualquer prática como corrida, ioga, pilates, musculação, judô, caminhada continua sendo uma das ferramentas mais poderosas para melhorar o humor, diminuir a ansiedade e garantir o bem-estar. Uma grande análise de 2016 que combinou dados de 23 estudos aleatoriamente controlados mostrou que os exercícios eram comparáveis aos antidepressivos e à psicoterapia no tratamento da depressão.
 
Leia também:  Atividade física ou exercício físico: você sabe qual é a diferença?

Alguns dos benefícios da natação:

  1. Ajuda o sistema respiratório
  2. Fortalece a musculatura
  3. Previne e ajuda a combater gripes e resfriados
  4. Melhora a circulação sanguínea
  5. Melhora a coordenação motora
  6. Queima calorias e ajuda no controle do peso
  7. Regula o colesterol
  8. Previne doenças cardiovasculares
  9. Regula o sono
  10. Exercita todo o corpo
  11. Ajuda a relaxar 
  12. Contribui com a postura
  13. Regula a pressão arterial
  14. Com menos impacto, é alidada das articulações
  15. É anti-estresse
  16. Ajuda no alongamento

Os quatro tipos de nado e seus benefícios*

menino pratica o nado costas
O nato costas é excelente para quem precisa melhorar a postura (foto: Jan Haerer/Pixabay )

1 - Nado livre ou crawl
Também conhecido como crawl, o nado livre é o mais popular. Entre os tipos de nado, é o mais fácil e conhecido. O movimento é simples. Os braços funcionam como uma espécie de remo, empurrando a água, e são importantes para o avanço. Já as pernas movem-se alternadamente para garantir, principalmente, equilíbrio. A cabeça entra e sai da água a cada braçada, para a respiração. 
Músculos mais exigidos: bíceps, tríceps (ambos dos braços), peitoral, quadríceps (coxas) e músculos anteriores da perna.
O que você precisa saber: como pode ser feito em diferentes intensidades, o nado livre não exige esforço de articulações, tampouco sobrecarregam a musculatura. Por isso, não tem contraindicações. 

2 - Costas
Entre os tipos de nado, é tão fácil quanto o crawl. Em suma, a mecânica é a mesma, porém, com as costas viradas para o fundo da piscina. As pernas fazem movimento similar. Por outro lado, os braços ficam esticados, e não flexionados, e se movel alternadamente para empurrar a água quando no interior da piscina. 
Músculos mais exigidos: posteriores das coxas, panturrilhas, glúteos, tríceps (braços), músculos dorsais e trapézio (região do ombro). 
O que você precisa saber:  é excelente para quem precisa melhorar a postura. No entanto, no início, o nado costas pode ser complicado. Algumas pessoas têm dificuldade de flutuar e, eventualmente, pode entrar água no nariz e na boca, que não ficam submersos. 

3 - Peito
Este é um dos tipos de nado que apresenta uma dificuldade maior. No nado peito, a maior parte do corpo fica submersa na água o tempo todo. Só para exemplificar, do lado de fora da piscina, é visto apenas a cabeça e parte do peito e costas do nadador.  Exige muita coordenação motora e movimentos cadenciados. De barriga para o fundo da piscina, os braços têm o movimento de puxar a água em direção ao peito. Em sincronia, a cabeça levanta para respirar. Além disso, os pés e os joelhos ficam para fora, e mexem-se de uma forma que se assemelha a uma rã ou sapo no interior da água.
Músculos mais exigidos: bíceps (braços), músculos anteriores da coxa, adutores e peitoral completo. 
O que você precisa saber: exige muita coordenação. Principalmente porque os movimentos de braços, pernas e cabeça (respiração), que precisam ser bem sincronizados. Desse modo, a execução é eficiente. 

4 - Borboleta ou golfinho
Há quem chame também de nado golfinho. De todos os tipos de nado, é o que apresenta maior dificuldade, porque exige mais força. Em resumo, as pernas fazem movimentos ondulatórios e ficam submersos. Com os braços deve-se fazer força para sair da água até a altura da cintura, de tal forma que a execução exige muita sincronia. 
Músculos mais exigidos: dorsais, peitorais, bíceps (braços), glúteos e trapézio (ombros). 
O que você precisa saber: a grande dificuldade é porque são movimentos muito diferentes do que o corpo está habituado a fazer. Para os homens, principalmente, por causa do movimento dos quadris, enquanto que, para as mulheres, é necessário força nos braços.
 
*Fonte: 4Fit Academia, de São Paulo
 


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)