(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas REPORTAGEM DE CAPA

O padre, o espírita e o pastor: a comunhão entre ciência e espiritualidade

Os três religiosos respondem se ciência e espiritualidade podem caminhar juntas e quais o benefícios dessa conexão


12/06/2022 07:55 - atualizado 12/06/2022 07:58

Pastor Lauro Longo da Cruz
Pastor Lauro Longo da Cruz está há 10 anos no exercício do sacerdócio (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)

O padre, o espírita e o pastor. Em comum, o entendimento sobre a unicidade na reflexão entre ciência e espiritualidade. Porém, com a ressalva do pastor, que essas duas buscas do ser humano podem e devem ser aliadas, desde que não contradiga a Bíblia - um livro escrito há mais de 4 mil anos, com diversas versões e adaptações para os mais diversos públicos.

O pastor Lauro Longo da Cruz está há 10 anos no exercício do sacerdócio. Aos 50 anos, de família evangélica, o estudioso da Bíblia, também ex-comerciante, passou a gerência do negócio para a esposa, e hoje se dedica integralmente à Igreja Batista Central de Belo Horizonte.


Lauro se refere à evolução biológica das espécies, teoria proposta pelo naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Darwin (1809/1882). "Acreditamos no que está na Bíblia, a lei do criacionismo", afirma o pastor.

O criacionismo é uma teoria, narrada na Bíblia, segundo a qual Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. Diversas culturas possuem uma versão própria do criacionismo, como é o caso da mitologia grega, da mitologia chinesa, do cristianismo, entre outras.

Consistência 


Padre Marcus Mariano, da igreja do Bairro Dom Bosco
Padre Marcus Mariano, de 39 anos, ordenado padre em 2011, e desde 2018 na paróquia São João Bosco, em Belo Horizonte, tem mestrado e doutorado em teologia (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Marcus Mariano, de 39 anos, ordenado padre em 2011, e desde 2018 na paróquia São João Bosco, em Belo Horizonte, tem mestrado e doutorado  em teologia, concluídos na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), sediada na capital, com foco nos livros do apocalipse.

"A espiritualidade precisa ser consistente, procurar a base científica para não ser uma ilusão, um delírio. Então, ela necessita do conhecimento racional", afirma o sacerdote.

O padre destaca que o inverso também deve ser observado. "Reconhecer o próprio limite (da ciência), perceber que a realidade não é totalmente captável", avalia.

Leias mais: Skeikh em BH limpa a mesquita e fala da faxina "na casa de Deus"

Para ele, espiritualidade é sinônimo de fé e não faz sentido caminhar com ela sem o apoio da razão. "São como duas asas que contemplam o mistério, o inefável, o indizível, o que nossas palavras e razão não dão conta", pontua.

Espiritualidade nas universidades 


O espírita e médico Francisco Rodrigues de Sales
O espírita e médico Francisco Rodrigues de Sales diz que a espiritualidade pode interferir como medida preventiva para infartos agudos do miocárdio, AVCs (acidente vascular cerebral), diabetes e hipertensão arterial (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O espírita e médico Francisco Rodrigues de Sales, de 63 anos, mestre em cirurgia-geral e urgência clínica e servidor público, não só concorda com a parceria entre espiritualidade e ciência em sua caminhada, como destaca que essa parceria já está instalada nas universidades.

No Brasil, ele cita, como exemplos, a disciplina 'medicina e espiritualidade' na grade curricular das universidades Federal Fluminense (UFF) e estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde se ensina formas de abordar o lado espiritual dos pacientes.

Dr. Sales, como é mais conhecido no meio espírita e entre seus pacientes, chama a atenção também para uma diretriz firmada, desde 2019, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), ocorrida durante o congresso daquele ano dos especialistas em tratar as doenças do coração.

O médico diz que a SBC firmou conduta sobre a importância de se aliar ciência e espiritualidade no trato com os pacientes. "Eles (médicos da SBC) já entendem que é importante o cultivo do espiritual para a sobrevivência, o tratamento e a capacidade de resistir ao sofrimento", disse.

Além disso, sublinha o médico, observa-se que a espiritualidade pode interferir como medida preventiva para infartos agudos do miocárdio, AVCs (acidente vascular cerebral), diabetes e hipertensão arterial.


Religião, religiosidade e espiritualidade


Dr. Sales também faz questão de explicar, para evitar confusões ou polêmicas, o entendimento da SBC sobre espiritualidade. Entendida como sinônimo de religião e religiosidade.

"O que eles (SBC) chamam de religião é um culto, com regras e práticas bem definidas. Religiosidade, para eles, é a capacidade de seguir e obedecer o seu culto religioso", explica.

O médico esclarece ainda qual a definição que melhor se aproxima do que é a espiritualidade, que, para ele, independe de dogmas das religiões ou da religiosidade. 

"Diz respeito (espiritualidade) a um conjunto de valores morais, emocionais e mentais que norteiam as atitudes do sujeito, algo nato da pessoa. Dependendo de como reage diante de uma doença ou contrariedade, isso faz diferença na sua espiritualidade", afirma.

O profissional disse ainda que tem por hábito estar presente quando familiares para notificar sobre a morte de um paciente. "Quando mais espiritualizado, maior é a aceitação e mais eles costumam lembrar, em lágrimas, alguma história em que o paciente estava se despedindo", conta o médico.

Bíblia

Para o padre, quem nega que ciência e espiritualidade podem caminhar juntas o fazem "por preconceito, como se fosse algo irracional ou apenas desconhecimento". O religioso define espiritualidade como "a sede humana pelo transcendente, pelo mistério. A realidade material só não basta. Há necessidade de alcançar (no sentido da busca que não cessa) por meio da fé e da razão", reflete.

"A fé é a certeza daquilo que esperamos e aprova das coisas que não vemos. É a construção de um relacionamento com o Cristo. Ele está vivo, não está crucificado. Nos relacionamos sem vê-lo. Ele deixou para nós o que está na Bíblia", conclui o pastor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)