(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE FEMININA

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher alerta para o câncer de mama

Patologia é a mais incidente em mulheres ao redor do mundo todo, mas número de mamografias realizado em 2021 ainda ficou abaixo do esperado


27/05/2022 14:45 - atualizado 27/05/2022 15:38

Mulher que passou pelo câncer com um turbante branco na cabeça. Ela usa blusa branca e está sorrindo
Tumor é silencioso e requer atenção (foto: Freepik/Divulgação)
 

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi criado para conscientizar a sociedade a respeito dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres, como o câncer de mama. Em 2020, o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostrou mais de 66 mil novos casos da doença.

 

Leia também: INCA estima mais 6.500 novos casos de câncer de ovário em 2022 

 

O câncer de mama é um problema de saúde pública importante no Brasil e é o tipo da doença que mais causa a morte de mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, Minas Gerais registrou, em 2020, 5.211 casos diagnosticados e 1.762 óbitos. Em 2020, no auge da pandemia, houve 60% de queda na realização de mamografias só em Minas Gerais.

 

Em 2021, mesmo tendo registrado aumento no rastreamento da doença, o número de mamografias realizado ainda ficou abaixo do esperado. O levantamento teve como base o número de mamografias realizadas pelos serviços públicos de saúde em todo o Brasil, disponibilizados pelo DATASUS, banco de dados de acesso aberto.

 

Leia também: Mamografia contrastada: novo exame pode ampliar detecção do câncer de mama

 

De acordo com Annamaria Massahud, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais, a pandemia agravou um cenário que já caminhava longe do ideal, não só quanto ao diagnóstico precoce como também para o tratamento. Ela explica que no país são muitos os gargalos, que vão desde a falta de mamógrafos, equipamentos inoperantes e falta de profissionais para manuseá-los, passando pela grande dificuldade de acesso das mulheres ao sistema de saúde.

 

"A estratégia para diminuir a mortalidade pela doença é a detecção precoce, que não é efetiva no Brasil, e a aquisição de tecnologia, que acontece de forma lenta e inadequada dentro do Sistema Único de Saúde, de forma que a taxa de mortes causadas pelo câncer de mama só aumenta no nosso país", salienta o mastologista Henrique Lima Couto.

 

Sintomas

 

Os sintomas desse tipo de câncer podem variar, entretanto, eles costumam aparecer somente quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado. "Essa patologia é muitas vezes considerada assintomática dado um primeiro momento. Por isso é muito importante que a mulher faça seus exames de prevenção periodicamente", explica o médico.

 

Leia também: Câncer: o que os brasileiros pensam sobre a doença?

 

De acordo com o especialista, é durante esses exames que os médicos conseguem fazer o que chamam de detecção secundária, ou seja, quando o diagnóstico é realizado de forma precoce, aumentando as chances de cura e de sobrevida da paciente. "O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa palpáveis. A secreção sanguinolenta no mamilo, ínguas debaixo do braço e a retração da pele, também são sintomas comuns aos quais a mulher deve se atentar", diz.

 

A modelo Fernanda Motta percebeu que algo não estava certo durante um banho, quando ela passou a mão no ceio esquerdo. Ela relata que sentiu um carocinho e sabia que aquilo não era normal. A gente tem que desmistificar esse nome tão forte. O câncer é uma doença séria, mas ele tem cura. Principalmente se você tem um diagnóstico precoce. É muito melhor a gente se cuidar e prevenir", declarou a modelo.

 

O câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:

 

  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo)
  • Irritação de uma parte da mama
  • Dor na mama ou mamilo
  • Inversão do mamilo
  • Eritema (vermelhidão) na pele
  • Edema (inchaço) da pele

 

Caso a mulher apresente qualquer um destes sintomas, ou mesmo que esteja na dúvida, o mastologista afirma que é imprescindível que ela procure a ajuda de um profissional o quanto antes.

 

"Para tentar evitar esse cenário, é importante que a mulher busque fazer uma prevenção primária, que consiste em mudar o estilo de vida e adotar hábitos saudáveis, como combater o sobrepeso, não fumar, não ingerir álcool de forma abusiva e estar sempre praticando exercícios físicos. Além, claro, de não se esquecer que você precisa cuidar do seu psicológico para ter um emocional equilibrado", finaliza Henrique.

 

* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.  

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)