(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE FEMININA

Mamografia contrastada: novo exame pode ampliar detecção do câncer de mama

Clínica de BH está realizando o estudo com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS); teste é similar ao convencional, mas inclui o contraste iodado


27/04/2022 15:09 - atualizado 27/04/2022 16:09

Mulher fazendo autoexame nas mamas
Estudo em pacientes do SUS já começou na capital (foto: Freepik/Divulgação)

Pesquisadores mineiros estão em busca de demonstrar por meio de uma pesquisa científica que a mamografia contrastada (angiomamografia) pode contribuir de maneira muito eficiente no acompanhamento do tratamento de câncer de mama. Em Belo Horizonte, uma clínica está selecionando pacientes do SUS para o estudo clínico, que acontece por meio da realização de mamografia contrastada.

 

O exame é semelhante à mamógrafa convencional, porém, com a utilização de contraste iodado, que ajuda a obter um resultado muito mais preciso. A angiomamografia, considerada um método de avaliação funcional, avalia a neovascularização da lesão e, em diversos países e estudos, apresentou resultados comparáveis à ressonância magnética.

 

O dirigente da pesquise é o médico e coordenador do Departamento de Imagem Mamária da Sociedade Brasileira de Mastologia, Henrique Lima Couto. Segundo o especialista, que já aplica o método inovador na Redima - única clínica da capital a realizar esse exame, declarou que o estudo vai avaliar a capacidade da mamografia contrastada em detectar lesões ocultas não percebidas pela mamografia digital, além de predizer e avaliar a resposta ao tratamento quimioterápico.

 

"Infelizmente, o SUS não oferece a RM de mamas de rotina para pacientes pré-quimioterapia. Além disso, há uma escassez de aparelhos de ressonância. A mamografia contrastada, então, tem o potencial de responder a essa demanda de forma eficiente", avalia o médico.

 

Na realização da pesquisa, junto ao coordenador está Bertha Coelho, mastologista da clínica Mater, de Montes Claros, e a mestranda Érica Condé. O estudo, explica Bertha, deve promover o acesso às paientes ao que há de melhor em diagnóstico por imagem. "Estamos falando em elevar o padrão, se comparado ao que temos hoje, e isso sem elevar os custos, já que a mamografia contrastada é acessível, fácil de operar e com resultados rápidos", avalia.

 

A pesquisa está sendo desenvolvida na clínica Redimama, em Belo Horizonte, através da seleção de pacientes do SUS indicadas com o objetivo de avaliar o potencial da mamografia com contraste em predizer e acompanhar a resposta da quimioterapia neoadjuvante em pacientes diagnosticadas com câncer de mama.

 

O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2020 até 2022, estima-se que 66.280 novos casos da doença sejam diagnosticados no país.

 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)