(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE PÚBLICA

Câncer: o que os brasileiros pensam sobre a doença?

Pesquisa foi apresentada na abertura do 12º Fórum Nacional Oncoguia e mostra como a população enxerga a doença


28/04/2022 16:47 - atualizado 28/04/2022 17:08

Mulher de meia idade, com câncer, sendo avaliada por uma médica
Estudo também mostrou quão próximo o câncer já chegou na vida de milhares de pessoas direta ou indiretamente (foto: Freepik/Divulgação)

Um estudo, encomendado pelo Instituto Oncoguia e realizado em parceria com o DataFolha, revelou as percepções dos brasileiros diante da palavra câncer, a proximidade da doença e a relevância como questão de saúde no Brasil. Foram realizadas 2.099 entrevistas em 151 municípios brasileiros.

 

Quando questionados sobre o que vem à mente diante da palavra câncer, 42% dos brasileiros trouxeram sentimentos negativos, com muitas menções a palavra morte e morrer. "Doença", "dor", "medo", "tristeza" e "sofrimento" também apareceram com maior frequência. Menções a "tratamento" e "cura" foram feitas por apenas 14% e 9% dos entrevistados, respectivamente.

 

"Esse dado nos mostra o quanto precisamos seguir conscientizando a população sobre prevençãodiagnóstico precoce e tantas novidades no mundo do câncer. Ter câncer não é igual a morrer e isso dependerá de acesso à informação, mas também de acesso a cuidados com a saúde", destacou a Presidente do Instituto, Luciana Holtz, na palestra de abertura do evento.

 

Essa percepção negativa, reitera Holtz, pode ser paralisante e impedir que as pessoas se cuidem adequadamente, procurem ajuda diante de sintomas e até se afastem de pessoas que estão enfrentando a doença e precisando de ajuda.

De forma pioneira e inédita, a pesquisa perguntou aos brasileiros, dentre as DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis), quais deveriam ser as doenças priorizadas pelo governo - 63% da população escolheu o câncer em primeiro lugar. Em segundo lugar, com 8%, figura a preocupação da sociedade com o consumo abusivo de álcool e doenças cardiovasculares.

 

"Estamos diante de uma população tocada e impactada negativamente pelo câncer, mas que compreende a sua relevância e pede aos governos que a priorize. Que este contexto pertinente, urgente e de enorme relevância social de fato ganhe a priorização que a população e todos os que defendem a causa pedem. Precisamos e podemos salvar vidas", salienta Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

 

Conforme esperado, o câncer está cada vez mais próximo da população, segundo o estudo, 8 em cada 10 brasileiros já tiveram algum conhecido com a doença e 4 em cada 10, já tiveram ou têm algum familiar diagnosticado. Enquanto 5% declararam ser o próprio paciente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)