(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NO SENADO

Mourão pede ao Congresso a suspensão da cassação de Dallagnol

Senador criticou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral e disse que a cassação de Dallagnol era um "desejo de vingança", inclusive do presidente Lula


18/05/2023 09:05 - atualizado 18/05/2023 10:36
440

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) pediu ao presidente do Congresso Nacional que suspenda imediatamente a cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O ex-procurador da Operação Lava-Jato foi cassado por unanimidade pelo TSE, na última terça-feira (16/5).

Para Mourão, a cassação de Dallagnol "fere" a Constituição Federal e a democracia. O pedido foi protocolado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

"Em nome dos meus eleitores do Rio Grande do Sul, apoiado pelos colegas de bancada e por todos aqueles parlamentares que independentemente de posições partidárias e ideológicas, acreditam na democracia, venho formalizar por meio deste discurso o pedido para que o Excelentíssimo senhor Presidente do Congresso interdite imediatamente a cassação ilegítima do deputado Dallagnol", pontuou Mourão.

No plenário do Senado, nessa quarta-feira (17/5), o parlamentar ainda disse que a cassação pelo TSE foi um "desejo de vingança", inclusive do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "O Brasil jamais assistiu tamanha combinação de arbítrio, injusta, revanche e ilegalidade, praticada de forma tão brutal e injustificada", disse.


Em seu discurso, Mourão também afirmou que os partidos políticos e o Senado foram "omissos" em relação à cassação de Dallagnol. Para ele, a perda do mandato do deputado paranaense é uma "perseguição aos magistrados que desvendaram o maior caso de corrupção da história".a
 
Hamilton Mourão
Mourão criticou cassação pelo TSE e disse que ação fere a democracia (foto: Roque de Sá/Agência Senado)
 
 
Ainda na opinião de Mourão, a cassação de Dallagnol "fere de morte a última esperança do povo na democracia, que é a sua representação política expressa nas urnas”.

 





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)