(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TSE

TSE: por unanimidade, Deltan Dallagnol tem mandato cassado

Segundo ministro, Dallagnol se exonerou para evitar que seus processos se tornassem administrativos, o que impede que magistrados disputem eleições


16/05/2023 21:16 - atualizado 17/05/2023 23:44
440

Deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR)
Deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) teve o mandato cassado (foto: AFP/EVARISTO SA)
O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) teve seu mandato cassado após votação no Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira (16/5). Os votos que foram recebidos pelo ex-promotor seguirão com a legenda.
 
"O tribunal, por unanimidade, deu provimento aos recursos ordinários para indeferir o registro de candidatura de Deltan Dallagnol ao cargo de deputado federal", proclamou o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ministro Benedito Gonçalves, relator da ação, votou pela inelegibilidade e cassação do deputado federal Deltan Dallagnol, ex-procurador da Operação Lava-Jato. 

A argumentação para o voto favorável à cassação de Dallagnol foi que ele teria se exonerado do cargo de procurador em novembro de 2021, com a intenção de evitar que os processos que o Conselho Nacional do Ministério Público tinha contra ele se tornassem administrativos.

Com base na legislação, magistrados não podem ter processos não julgados na esfera administrativa caso queiram disputar eleições.

"Quem pretensamente renuncia a um cargo para, de forma dissimulada contornar vedação estabelecida em lei, que é a indisponibilidade de disputar a eleição, incorre em fraude à lei."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)