(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CACS

PF cumpre mandados de prisão contra portadores de arma irregulares

De acordo com ministro Flávio Dino, linha de trabalho contra caçadores, atiradores e colecionadores que não preenchem os requisitos legais será permanente


04/05/2023 08:24 - atualizado 04/05/2023 09:44

Agentes da Polícia Federal uniformizados de costas
Mandados de prisão são cumpridos contra caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) que não preenchem os requisitos legais para ter armas de fogo (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (4/5), mandados de prisão contra caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) que não preenchem os requisitos legais para ter armas de fogo. De acordo com a corporação, os mandados contra os portadores ilegais estão sendo cumpridos em todo o país.
 
Após uma determinação do governo federal, todos os portadores deveriam recadastrar as suas armas de fogo no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal. O prazo para recadrastramento se encerrou nessa quarta-feira (3/5) e aqueles que não recadastraram dentro do prazo passaram a ser portadores ilegais.  
  
Conforme informado pela assessoria da Polícia Federal, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva, temporária e definitiva, em virtude de cometimento de diversos crimes, os quais não foram informados.
 
A PF também afirma que estão sendo cumpridas "outras prisões por dívidas de caráter alimentar [pensão alimentícia] para os quais a Justiça determinou a prisão dos inadimplentes".
 
De acordo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, as armas de fogo estão sendo apreendidas e a operação contra os portadores ilegais será permanente.
 
 
"Uma vez que a existência de mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para obtenção do porte de arma de fogo, estão sendo adotadas medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos encontrados, para posterior processo de cassação de porte ou registro de arma de fogo, por parte da PF, além de comunicação ao Exército Brasileiro, para cassação das autorizações concedidas aos Cac’s.", explicou a PF.
 

Os presos estão sendo conduzidos às unidades da PF em todo o país e, em seguida, serão encaminhados ao sistema prisional dos respectivos estados.
 
Esta matéria está em atualização.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)