(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOLSONARO VOLTA AO BRASIL

Bolsonaro diz que PL mira prefeituras pelo Brasil: 'Fazer 60%'

Jair Bolsonaro ressaltou a força no Congresso Nacional, mas também destacou importância do cenário municipal para a sigla. Ex-presidente chegou hoje no Brasil


30/03/2023 11:41 - atualizado 30/03/2023 16:12

Durante encontro com aliados na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na manhã desta quinta-feira (30/3), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que a sigla tem o objetivo de ampliar os cargos em prefeituras em todo o Brasil. No encontro, Bolsonaro ressaltou a força do Congresso Nacional e revelou os planos de conquistar 60% das prefeituras do Brasil. 

Jair Bolsonaro disse que Valdemar Costa Neto, Presidente do PL, tem uma "tremenda responsabilidade", especialmente em conseguir ampliar a quantidade de prefeitos eleitos pelo PL. 

"É com orgulho muito grande que eu retorno, vou cumprir expediente no PL, receber muita gente, conversar. O nosso chefe aqui é o Valdemar, que é o Presidente do partido, que tem uma tremenda responsabilidade. Está a frente para, juntamente com o PP e outros partidos, colaborar para que a gente faça 60% das prefeituras pelo Brasil", disse Bolsonaro no encontro com aliados.
 

Para alcançar a meta, os partidos citados por Bolsonaro precisariam vencer em 3.341 dos 5.570 municípios brasileiros. Atualmente, a sigla com mais prefeitos é o MDB, que elegeu 784 em 2020. Na sequência, aparecem o PP, com 685, e o PSD, com 654.


O Partido Liberal tem 339 prefeitos, sendo 40 em Minas Gerais. Nas últimas eleições, foram eleitos 345 em todo o território nacional e, em 2016, a sigla conquistou 297 municípios. Conforme previsto pelo TSE, os eleitos para cargos majoritários são livres para se desfiliar e migrar para outras legendas. A regra vale para senador, presidente, governador, prefeito e respectivos vices.

O ex-presidente também destacou o número expressivo de parlamentares do PL que compõem o Congresso Nacional. Com 12 senadores, o partido é a segunda maior bancada do Senado. Já na Câmara dos Deputados é a maior bancada da Casa com 99 parlamentares.  

Retorno do Brasil 

Jair Bolsonaro
Bolsonaro encontrou aliados na sede do PL, na manhã desta quinta-feira (30/3), em Brasília (foto: EVARISTO SA/AFP)
Jair Bolsonaro pousou em Brasília às 6h38, no Aeroporto Internacional de Brasília. Uma equipe de agentes da Polícia Federal (PF) acompanhou o ex-presidente, pouco depois do pouso. Trata-se de um procedimento padrão para ex-presidentes, que não saem diretamente pelo saguão do aeroporto.
 
O ex-presidente chegou à sede do PL por volta das 8h. Ele entrou no local pela garagem e não recepcionou os apoiadores que o aguardavam do lado de fora. Alguns aliados do ex-presidente foram à sede para encontrá-lo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)