(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATOS TERRORISTAS

Governo cria canal de denúncias para identificar invasores do Congresso

Denúncias são anônimas e informações sobre invasão em Brasília serão mantidas sob sigilo; 300 bolsonaristas já foram presos e 1.200 detidos no QG do Exército


09/01/2023 10:21 - atualizado 09/01/2023 11:04

Frente do Congresso nacional lotado de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional e clamaram por intervenção militar (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou em seu Twitter, na manhã desta segunda-feira (9/1), um canal de denúncia para receber informações sobre os atentados terroristas no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, nesse domingo (8/1). 

Dino também ressaltou que as investigações estão em andamento. De acordo com o Ministério da Justiça, todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.
 
 

"Além das investigações que estão em andamento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o e-mail *denuncia@mj.gov.br* para receber informações sobre atentados terroristas.", escreveu o ministro.
 

Bolsonaristas detidos 


Na manhã desta segunda, cerca de 1.200 bolsonaristas foram detidos no Quartel General do Exército em Brasília (DF), em uma operação que desmonta o acampamento dos apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Desde ontem, mais de 300 pessoas foram presas pelo ato terrorista.

Invasão no Congresso


Na tarde desse domingo, bolsonaristas invadiram o Congresso se manifestando contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro. 

Desde o fim das eleições presidenciais, em 30 de outubro, apoiadores extremistas protestam contra o resultado das urnas e demandam intervenção militar em todo o país.

No ápice do extremismo, bolsonaristas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, Congresso e STF.

No ato terrorista, partes do patrimônio público - como mesas, cadeiras e armários - foram depredadas pelos extremistas. Dentro do STF, arrancaram a porta do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, principal desafeto dos bolsonaristas.

De acordo com o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao menos 300 terroristas já foram presos. 
 
Com a invasão ao Congresso, Lula decretou a intervenção federal na segurança do Distrito Federal (DF). Ricardo Garcia Capelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça, será o interventor no DF. A intervenção será feita no âmbito da segurança pública até o dia 31 de janeiro.  
 
Em meio a críticas da falta de medidas por parte do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), para conter os manifestantes, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do governador por 90 dias.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)