(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRIMEIRA REUNIÃO MINISTERIAL

Lula afirma que ministros devem 'manter uma boa relação com o Congresso'

Declaração foi feita na primeira reuniãol com todos os 37 ministros; Lula ressaltou que 'boa relação' com o Congresso ajuda na governabilidade


06/01/2023 11:09 - atualizado 06/01/2023 12:32

Em primeira reunião com todos os 37 ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou a importância de uma “boa relação” dos ministros com os membros do Congresso Nacional. Lula ainda reforçou que, por mais que haja divergências, é importante que o ministro receba bem um deputado ou senador, pois “uma conversa, não é um casamento”.

“Cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado e deputada, senador ou senadora. Senão, quando a gente vai pedir um voto, eles vão dizer: não, pois fui no ministério e nem me receberam. Eu não quero isso”, disse.  

“Nós temos que saber que nós é que temos que manter uma boa relação com o congresso nacional. Não tem importância que você divirja de deputados e senadores. Quando vamos conversar, não estamos propondo em casamento”, completou. “Eu vou fazer a mais importante relação com o Congresso que eu já fiz”, afirmou Lula. 

O petista ainda citou os nomes dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente. Ele afirmou que nos próximos quatro anos de gestão, o governo terá um “bom relacionamento” com os presidentes e não terá “assunto proibido” para tratar com eles. 
“Não tem veto ideológico para conversar e não tem assunto proibido em se tratando de coisas boas para o povo brasileiro. Então, eu quero que vocês saibam que vocês contem comigo porque eu tenho consciência que não é o Lira que precisa de mim, é o governo que precisa da boa vontade da presidência da Câmara. Não é o Pacheco que precisa de mim, é governo que precisa de um bom relacionamento com o Senado. E assim nós vamos governar esses quatro anos", afirmou Lula.
 
A declaração do presidente Lula tem um tom de preocupação. O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e oposição declarada à atual gestão, fez a maior bancada da Câmara dos Deputados e do Senado. Só na Câmara, a sigla elegeu 99 deputados; no Senado, 13 cadeiras são destinadas ao PL. Foi esta a razão pela qual o PT precisou se articular com partidos do chamado Centrão, tais como União Brasil e MDB, para fazer frente às grandes bancadas da oposição no Congresso Nacional. 

Essa é a primeira reunião ministerial do novo governo Lula. O encontro, que acontece na manhã desta sexta-feira (06/01) no Palácio do Planalto, deve discutir as conclusões tiradas pela coordenação de transição, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em relação ao governo Jair Bolsonaro (PL). 
Lula realiza a primeira reunião ministerial com todos os 37 ministros
Lula realiza a primeira reunião ministerial com todos os 37 ministros (foto: Reprodução/TV Brasil)

A reunião, que começou aproximadamente às 10h30, tem previsão de terminar no início da tarde. Somente os pronunciamentos de Lula e Alckmin foram transmitidos pela imprensa. O conteúdo da reunião será discutido a portas fechadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)