(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

PSDB avança em negociações com PDT em Minas e critica MDB

Tucanos em Minas tendem a apoiar a candidatura de Ciro Gomes à presidência, recebendo em troca o incentivo a Marcus Pestana, concorrente ao governo no estado


21/07/2022 22:54 - atualizado 23/07/2022 21:07

Paulo Abi-Ackel
Deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB) disse que negociação para aliança com o PDT em Minas Gerais está avançada (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O deputado federal Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB em Minas Gerais, confirmou que o partido está em negociações avançadas para formalizar aliança com o PDT no estado. Com isso, os tucanos mineiros tendem a apoiar Ciro Gomes para o Planalto, recebendo em contrapartida o incentivo ao ex-deputado Marcus Pestana na disputa pelo governo.

Inicialmente, o PSDB mantinha conversas com o MDB e daria a Paulo Piau, ex-prefeito de Uberaba, a oportunidade de concorrer ao Senado na chapa. Contudo, a legenda emedebista optou por fechar com o Novo, do governador Romeu Zema, que lançou o deputado federal Marcelo Aro (PP) como candidato a senador.

LEIA MAIS - Alexandre Silveira lidera pesquisa para Senado em Minas

A postura do MDB mineiro foi alvo de críticas de Abi-Ackel. Por meio de nota, o parlamentar questionou a “falta de coesão do partido em torno da campanha da senadora Simone Tebet” (MDB-MS) à presidência.

“A displicente condução política que o MDB vem dando ao entendimento  nacional firmado com o PSDB e a absoluta falta de coesão do partido em torno da candidatura da Senadora Simone Tebet, leva o PSDB naturalmente, a buscar diferentes parceiros na formação dos seus palanques estaduais. Em Minas Gerais, o PSDB avança no entendimento com o PDT”.

Apoio a Ciro é bem recebido


Segundo Abi-Ackel, o PSDB em Minas “também tem mantido diálogo com outros partidos para completar a formação da sua chapa majoritária, entre eles o União Brasil, cujos membros são parceiros históricos do PSDB no estado”.

LEIA MAIS - Pesquisa: diferença de Kalil para Zema é de 11 pontos percentuais

O deputado disse ainda que o possível apoio a Ciro Gomes, que oficializou a chapa para a presidência na quarta-feira (20), está sendo muito bem recebido pelo tucanato. “Registro aqui a minha admiração pessoal pelo presidenciável, de quem fui colega na Câmara dos Deputados”.

Com a aliança ao PDT, o PSDB espera fortalecer o palanque eleitoral de Marcus Pestana visando ao governo de Minas. Por sua vez, a sigla pedetista provavelmente lançará Bruno Miranda, vereador em Belo Horizonte, como nome para o Senado.

LEIA MAIS - Lula tem 44%, contra 33% de Bolsonaro em pesquisa Exame/Ideia

Senado


A coalizão PDT-PSDB é um sinal de que está cada vez mais distante a hipótese de o deputado federal Aécio Neves tentar regressar ao Senado, cargo que ocupou de 2011 a 2019. Levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas em 15 de julho mostrou que o ex-governador de Minas liderava as intenções de voto, com 19%.

Contudo, o caminho mais provável para Aécio é buscar a reeleição na Câmara dos Deputados, na qual conquistou uma vaga no pleito de 2018, com 106 mil votos.

Quem se beneficiou com a ausência de Aécio Neves foi o atual representante mineiro no Senado, Alexandre Silveira (PSD), que ganhou força e contabilizou 13% nos dados do Real Big Time Data desta quinta-feira (21/7).

Silveira se aliou ao candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao ex-prefeito de Belo Horizonte e postulante ao governo do estado, Alexandre Kalil (PSD).

Governo


Já a pesquisa para o governo indica a liderança do chefe do Executivo, Romeu Zema, com 44%, seguido por Alexandre Kalil, com 33%. O senador Carlos Viana (PL), correligionário do presidente Jair Bolsonaro, é o terceiro, com 8%. Marcus Pestana aparece em quarto, com 2%.

A pesquisa Real Time Big Data foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: MG-05124/2022.

Foram entrevistadas por telefone 1.500 pessoas entre 19 e 20 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados têm 95% de nível de confiança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)