(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIBERDADE DE IMPRENSA

Família Bolsonaro faz ao menos um ataque à imprensa por dia

No ranking, Carlos Bolsonaro é o campeão, seguido de Eduardo, Flávio e o presidente


13/07/2022 21:14 - atualizado 14/07/2022 07:49

Flavio Bolsonaro, Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro
Carlos Bolsonaro é o campeão de ataques, seguido de Eduardo, Flávio e o presidente Jair Bolsonaro (foto: Ascom/TSE)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus filhos com cargos públicos, como o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e também Eduardo Bolsonaro (PL-SP), fizeram pelo menos um ataque a veículos da mídia por dia, de janeiro de 2021 até maio de 2022.
 
O levantamento feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) examinou 14.918 tweets e retweets feitos pela família a fim de desvendar padrões em suas ofensivas contra a liberdade de imprensa no Brasil.
 

Ataques, críticas e tentativas de descredibilização foram encontrados em 73% dos tweets em que os integrantes da família Bolsonaro mencionaram jornais, jornalistas ou a imprensa de modo geral. 

Carlos Bolsonaro foi o integrante que mais atacou, somando 351 publicações, respostas e compartilhamentos hostis — 86,9% das vezes que comentou sobre a mídia e seus profissionais dentro do recorte temporal analisado.
 
Tweet de Carlos Bolsonaro
Ataque de Carlos Bolsonaro à imprensa (foto: Reprodução/Twitter)
 
 
 
Em seguida, está Eduardo, com 340 ataques (66,6% de seus tweets sobre imprensa) e Flávio, com 76 (62,8%). Já o chefe do executivo nacional adotou uma postura antagônica em relação à imprensa, meios de comunicação e comunicadores em 54,8% (34) de suas postagens e repostagens sobre o assunto.
 
 
Tweet de Jair Bolsonaro
Ataque do presidente Jair Bolsonaro à imprensa (foto: Reprodução/Twitter)
 

Ataques em rede

Vale ressaltar ainda que os ataques à imprensa feitos pela família Bolsonaro estão conectados a contas que são frequentemente respondidas e retweetadas.
 
 
Essa rede é, sobretudo, formada por figuras conhecidas no cenário político nacional, ocupantes de cargos públicos e eletivos, e influenciadores com milhares de seguidores no Twitter.
 
São eles, por exemplo: o ex-secretário especial de Cultura do governo, Mario Frias (@mfriasoficial), o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Heleno (@gen_heleno), o ex-secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula (@andreporci), o comentarista político Rodrigo Constantino (@RConstantino) e o pastor Marco Feliciano (@marcofeliciano).
 
 
 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)