(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

PSB oficializa apoio a Kalil depois de retirar candidatura própria

Saraiva Felipe seria o escolhido do partido na disputa ao Governo de Minas em 2022, mas nome foi retirado para apoiar Kalil - parceiro de Lula


04/07/2022 11:12 - atualizado 04/07/2022 14:33


"O PSB tem uma tradição que vem seguindo pela vida dele que é a palavra do presidente, do seu pessoal de ponta, que sempre é muito firme. Não quer dizer que é sim, pode ser não, mas é um partido que você pode confiar. É um partido que tem palavra, isso para mim é muito importante", completou.

Saraiva foi lançado como pré-candidato em 23 de maio. Contudo, o apoio de Lula (PT), pré-candidato à Presidência da República, a Kalil pesou na decisão do partido. Lula tem como vice na chapa Geraldo Alckmin (PSB). A retirada da pré-candidatura de Saraiva se deu na última terça-feira (28).

"Minha candidatura foi lançada antes de se fazer aliança entre o presidente Lula e o prefeito Alexandre Kalil", afirmou Saraiva, como pretexto para a futura desistência.

A disputa

Além de Kalil, Romeu Zema (Novo), Carlos Viana (MSB), Miguel Corrêa (PDT), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Lorene Figueiredo (Psol) e Vanessa Portugal (PSTU) se colocam como pré-candidatos na disputa pelo governo mineiro.

As eleições serão em 2 de outubro. Caso necessário segundo turno, ele ocorrerá no dia 30 do mesmo mês." />
O PSB oficializou em evento na manhã desta segunda-feira (04/07), em Belo Horizonte, o apoio a Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao Governo de Minas nas eleições de 2022, em outubro. Até a última semana, Saraiva Felipe (PSB) seria o nome do partido na disputa, mas a candidatura própria foi retirada.
 
"O PSB é um partido que sempre marchou ao meu lado. Desde que comecei minha vida política, o PSB, provavelmente o primeiro presidente de partido que eu conversei foi o presidente Siqueira na minha vida quando entrei na política", afirmou Kalil, nesta segunda. 

"O PSB tem uma tradição que vem seguindo pela vida dele que é a palavra do presidente, do seu pessoal de ponta, que sempre é muito firme. Não quer dizer que é sim, pode ser não, mas é um partido que você pode confiar. É um partido que tem palavra, isso para mim é muito importante", completou.
 
Na foto, é possível ver Saraiva Felipe, membros do PSB e Alexandre Kalil
Até a última semana, Saraiva Felipe (PSB) seria o nome do partido na disputa, mas a candidatura própria foi retirada (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Saraiva foi lançado como pré-candidato em 23 de maio. Contudo, o apoio de Lula (PT), pré-candidato à Presidência da República, a Kalil pesou na decisão do partido. Lula tem como vice na chapa Geraldo Alckmin (PSB). A retirada da pré-candidatura de Saraiva se deu na última terça-feira (28).

"Minha candidatura foi lançada antes de se fazer aliança entre o presidente Lula e o prefeito Alexandre Kalil", afirmou Saraiva, como pretexto para a futura desistência. 
 

Imagem: Matheus Muratori/EM

Leia mais: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/07/01/interna_politica,1377253/alexandre-kalil-diz-que-reducao-da-aliquota-do-icms-repete-a-lei-kandir.shtml

Pré-candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD) criticou ontem a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. A proposta aprovada no Congresso Nacional foi sancionada na última segunda-feira pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), como uma das soluções para conter a disparada nos preços dos combustíveis.

A alíquota do ICMS, que é imposto estadual, foi limitada a 18%, o que provocou reação negativa dos governadores, que alegam que vão ter grande perde de receita. O projeto, entretanto, previa ressarcimento da União aos estados, mas o presidente Jair Bolsonaro o sancionou com veto a essa parte. O veto agora será analisado pelo Congresso Nacional.

Durante participação no 32° Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia, Kalil chamou a limitação de "Lei Kandir 2", em resposta sobre a saúde no estado. "O que podemos esperar para a saúde de Minas Gerais é cumprir um orçamento, Existe um orçamento. Estou muito assustado, porque estamos caminhando para a Lei Kandir 2", declarou.


"O corte de arrecadação que está vindo para Minas Gerais é imenso, irresponsável e politiqueiro. E vai custar, justamente, aqui na saúde. Está vindo um corte assustador, e não esperem a recomposição desse dinheiro, porque isso foi prometido também na Lei Kandir", afirmou também. "Vamos tirar o ICMS agora do combustível. É uma medida politicamente muito bonita, muito agradável. Custa pouco, mas acho que mais importante do que fazer, porque disse na pergunta anterior e quero repetir, é saúde é investimento. O governo de Minas teve ano que não conseguiu os 12% que tem que cumprir", disse Kalil.

A Lei Kandir, de 1996, isentou a cobrança do ICMS nas exportações de produtos primários e semielaborados, muito relacionados à mineração. Um acordo de 2020 estima que Minas tenha que receber R$ 8,7 bilhões que não foram ressarcidos desde então." />

Sem racha

Presidente do partido em Minas, o deputado federal Vilson da Fetaemg (PSB-MG) afirmou que o partido está unido para a eleição de Kalil. No evento desta segunda, nenhum dos três deputados estaduais mineiros do PSB esteve presente, o que levantou questionamentos.
 
"Não, o partido não está rachado. É um diálogo, nós convidamos todos e todas, a gente vai continuar dialogando. Acho que estabelece nesse momento agora o diálogo", afirmou. 

"Puxão de orelha"


Durante o discurso de Saraiva Felipe, Kalil chegou a chamar atenção do agora aliado para as eleições de 2022. O pessebista fazia um pararelo de Romeu Zema (Novo) com o pré-candidato do PSD no âmbito de pesquisas eleitorais, que apontam favoritismo a Zema atualmente. Em 2018, o novista era tido como "azarão" e acabou vencendo.

"Nessa altura do campeonato, ele tinha dois, 3%. Ele era praticamente um desconhecido, as lojas dele eram conhecidas, mas ele era um desconhecido", dizia Saraiva, ao ser interrompido.

"Para de falar dele", disse Kalil. "Hein?", perguntou Saraiva. "Nada", disse Kalil, posteriormente, o que arrancou risadas dos presentes. "Só fala dele, uai", complementou Kalil, em tom descontraído. Posteriormente, Saraiva seguiu com o discurso.
 
Evento contou com presenças de Saraiva Felipe, Carlos Siqueira, Alexandre Kalil, Vilson da Fetaemg, André Quintão e Alexandre Silveira
Evento contou com presenças de Saraiva Felipe, Carlos Siqueira, Alexandre Kalil, Vilson da Fetaemg, André Quintão e Alexandre Silveira (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
 

A disputa

Além de Kalil, Romeu Zema (Novo), Carlos Viana (PL), Miguel Corrêa (PDT), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Lorene Figueiredo (Psol) e Vanessa Portugal (PSTU) se colocam como pré-candidatos na disputa pelo governo mineiro.

As eleições serão em 2 de outubro. Caso necessário segundo turno, ele ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)