(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PALÁCIO TIRADENTES

Vanessa Portugal, do PSTU, participa do 'EM Entrevista' nesta segunda (4)

Pré-candidata ao governo de Minas será sabatinada por jornalistas dos Diários Associados; Lorene Figueiredo, do Psol, encerra série na próxima semana


04/07/2022 06:00 - atualizado 04/07/2022 15:49

Vanessa Portugal, pré-candidata do PSTU ao governo de Minas
Vanessa Portugal (foto) já participou de duas eleições ao governo mineiro (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press - 10/8/16)
O "EM Entrevista", podcast de política do Estado de Minas, recebe hoje a professora Vanessa Portugal, pré-candidata ao governo mineiro pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). A conversa, que começa às 13h e será transmitida ao vivo no YouTube do Portal Uai, é parte das sabatinas com os possíveis postulantes ao Palácio Tiradentes. Na próxima segunda-feira (11), a convidada será Lorene Figueiredo (Psol).



Vanessa é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH). Se a candidatura for confirmada pelo PSTU durante a janela de convenções partidárias, entre 20 de julho e 5 de agosto, será a terceira vez dela na disputa pelo poder Executivo estadual. Em 2006, ficou em terceiro lugar no pleito vencido por Aécio Neves (PSDB); quatro anos depois, no triunfo do então tucano Antonio Anastasia, terminou na quinta colocação.

Em 2020, Vanessa Portugal foi candidata a vereadora de Belo Horizonte e obteve cerca de 1,4 mil votos. Na eleição de 2018, tentou o Senado Federal. Em 2004, 2008, 2012 e 2016 ela postulou a Prefeitura de BH.

No manifesto em prol da pré-candidatura de Vanessa, o PSTU diz que Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD) trabalham para "beneficiar os mais ricos".

"Não é razoável que quem vive de seu trabalho continue pagando pela crise. Nós, do Polo Socialista e Revolucionário, apresentamos nossa candidatura, para enfrentar a crise e construir uma sociedade onde o povo trabalhador tenha vez e voz. Uma candidatura que enfrente a decadência do capitalismo em Minas Gerais, com propostas contrárias aos interesses do grande capital, das mineradoras e do agronegócio", aponta trecho do texto.

A última rodada de pesquisas do Instituto F5 Atualiza Dados, parceiro do EMapontou que Vanessa tem 1,3% das intenções de voto. Zema e Kalil, os líderes, somam 45,7% e 28,4%, respectivamente. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-00062/2022 e BR-02909/2022.

Além de Zema e Kalil, já passaram pelo "EM Entrevista" os pré-candidatos Miguel Corrêa (PDT)Renata Regina (PCB)Carlos Viana (PL), e Marcus Pestana (PSDB). Saraiva Felipe, que teve a pré-candidatura retirada pelo PSB em prol de Kalil, também chegou a ser entrevistado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)