(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRESIDENTE

Bolsonaro diz a homem negro: 'Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas'

Bolsonaro questionou: 'Conseguiram te levantar? Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas, né?', disse, arrancando risos dos apoiadores


12/05/2022 20:21 - atualizado 13/05/2022 11:08

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a tecer falas de cunho racista a um apoiador negro que foi visitá-lo na saída do Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (12/5). O homem a quem o presidente se referiu é o presidente da Câmara Municipal de Holambra (SP), Mauro Sérgio de Oliveira, conhecido como Serjão.

 

Ele se aproximou do presidente e, ao avistá-lo, o chefe do Executivo perguntou o peso de Serjão em arrobas, após um dos homens presentes ter dito que conseguiram levantá-lo em uma ocasião. A medida é usada para pesar animais de grande porte.

 

Olhando Oliveira de cima para baixo, Bolsonaro questionou: "Conseguiram te levantar? Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas, né?", disse arrancando risos dos demais apoiadores presentes.

Histórico

Em seguida, o chefe do Executivo lembrou que já foi processado pelo uso da expressão. "Sabia que eu já fui processado por isso? Chamei um cara de oito arrobas", ironizou. O episódio lembrado por Bolsonaro ocorreu em 2018, quando ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por racismo enquanto ainda era deputado federal.

 

Na data, Bolsonaro disse, durante um bate-papo ao qual foi convidado no Clube Hebraico, do Rio, que as reservas indígenas e quilombolas atrapalhavam a economia do país. "Eu já fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gasto com eles", afirmou.

 

Em julho do ano passado, Bolsonaro comentou sobre o estilo de cabelo black power de um apoiador e o questionou: "Como é que tá a criação de barata, aí?"

 

 

 

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.

Confira os vídeos já publicados:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)