(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACUSAÇÃO

Sem provas, Bolsonaro diz que Datafolha 'recebe grana' e questiona eleições

Ao contrário do que indica a ciência, presidente também disse que jovens menores de 18 anos estão imunes à COVID-19


12/07/2021 10:41 - atualizado 12/07/2021 11:11

(foto: / AFP / EVARISTO SA)
(foto: / AFP / EVARISTO SA)
O presidente Jair Bolsonaro insinuou, sem apresentar provas, que o instituto Datafolha, responsável por pesquisas cujos resultados indicam desgaste do governo federal perante a opinião pública e o crescimento das intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria recebido valores para adulterar números.

"Datafolha recebeu pouca grana dessa vez. Disse que no segundo turno o Lula tem só 60%, então tem que colocar mais um dinheirinho no Datafolha para passar para 70%, 80%. Quem sabe, se a gente confiar no Datafolha, nem vai votar. Já está eleito mesmo", disse a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

Bolsonaro também voltou a questionar a segurança das eleições e afirmou: "Vamos fazer de tudo para que nós tenhamos eleições limpas e transparentes, para o bem do Brasil, porque se não for assim, é sinal de que já está escolhido quem vai nos comandar, e as pessoas que chegam na fraude não têm compromisso com vocês"

O presidente destacou o desempenho do Pronampe, programa de socorro às pequenas empresas, que, segundo ele, "ajudou a salvar 11 milhões de empregos" durante a pandemia do novo coronavírus. Em seguida, renovou ataques a governadores pelo fechamento de estabelecimentos comerciais.

Bolsonaro disse que a vacina contra o coronavírus foi aplicada a mais da metade da população adulta e afirmou, em contradição às evidências científicas, que jovens menores de 18 anos estão imunes à doença. "Esses, quis a genética que resistissem sem sentir absolutamente nada". Embora haja estudos que indiquem risco baixo de infecção grave em crianças, há registros de casos e até de mortes pela COVID-19 no grupo.

Estudo da University College London e das Universidades de York, Bristol e Liverpool estima 25 crianças mortas pela doença na Inglaterra, onde vivem cerca de 12 milhões de pessoas.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)