(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÃO NO SENADO

Pacheco terá voto do PSC na disputa pela presidência do Senado

Ainda nesta segunda, senador mineiro já havia recebido apoio do PT


11/01/2021 19:11 - atualizado 11/01/2021 19:26

Rodrigo Pacheco tem ampliado leque de alianças em prol de candidatura ao comando da Mesa do Senado.(foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Rodrigo Pacheco tem ampliado leque de alianças em prol de candidatura ao comando da Mesa do Senado. (foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
O leque de partidos em torno do mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) na disputa pela presidência do Senado Federal ganhou novo integrante no fim da tarde desta segunda-feira (11/01). O Partido Social Cristão (PSC) oficializou o apoio ao parlamentar. A aliança garante mais um voto a Pacheco na eleição interna, visto que o PSC é representado na Casa por Zequinha Marinho, do Pará.


PSC e DEM compõem o mesmo bloco parlamentar no Senado Federal. Em nota, Zequinha diz crer que Pacheco “reúne todas as condições para conduzir os trabalhos legislativos”. Na prática, apenas nesta segunda, o mineiro obteve apoio oficial de sete senadores. Isso porque, além de Zequinha, a bancada do PT, com seis integrantes, também formalizou o endosso a Rodrigo Pacheco.

O cordão de alianças tem, ainda, PSD (11 senadores)Republicanos (três) e Pros (três). Além dos petistas, outros partidos à esquerda, como o PDT, devem ter parte de seus quadros engrossando a candidatura do democrata. A bancada do DEM, por sua vez, conta com cinco senadores.

A costura em torno de Rodrigo Pacheco, que tentou ser prefeito de Belo Horizonte em 2016, é bastante ampla. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também já declarou endossar o nome dele. “Todos os apoios são importantes para construirmos um caminho de pacificação, união e de solução para os problemas do Brasil”, disse o parlamentar, ao Estado de Minas, sobre o aval recebido pelo chefe do Executivo nacional.

A tendência, contudo, é que Pacheco não tenha o apoio de sua antiga legenda, o MDB. Dono da maior bancada do Senado — com 13 representantes — a sigla deve ter candidato próprio. Eduardo Braga (AM), Eduardo Gomes (TO), Fernando Bezerra Coelho (PE) e Simone Tebet (MS) são cotados.

 

Histórico  


Eleito senador em 2018, Rodrigo Pacheco é o candidato do atual comandante do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Para obter o apoio do PSD, na semana passada, o parlamentar se encontrou com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e outros integrantes do partido.


Em troca da aliança, Pacheco prometeu abrir mão de disputar o governo do estado em 2022. Ele e Kalil trocaram farpas, sobretudo, às vésperas da última eleição municipal.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)