Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2020

Em Uberaba, a disputa tem tom de concorrência empresarial

Eleitores escolherão entre a Elisa Araújo, que é formada em arquitetura e urbanismo e especialista em gestão de negócios e Tony Carlos que é jornalista e empresário


29/11/2020 04:00 - atualizado 29/11/2020 08:21

A gestora de negócios Elisa Araújo (Solidariedade) e o empresário Tony Carlos (PTB) buscam a vitória hoje em Uberaba(foto: FACEBOOK/REPRODUÇÃO )
A gestora de negócios Elisa Araújo (Solidariedade) e o empresário Tony Carlos (PTB) buscam a vitória hoje em Uberaba (foto: FACEBOOK/REPRODUÇÃO )

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o segundo turno é disputado entre Elisa Araújo (Solidariedade) e Tony Carlos (PTB). No primeiro, Elisa obteve 54.581 votos (36,25%) e Tony Carlos, 37.625 (24,99%). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos 225.412 eleitores aptos a votar em Uberaba, assim como na eleição de 2016, as mulheres são a maioria. Neste ano, 121.856 (54,1%) dos eleitores são mulheres e 103.556 (45,9%) homens. Dentro do eleitorado feminino, ainda conforme dados do TSE, a maioria tem ensino médio completo e idade entre 35 e 39 anos.

Elisa Araújo tem 38 anos, é formada em arquitetura e urbanismo e especialista em gestão de negócios. Ela atua no setor industrial e foi a primeira mulher a assumir a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Vale do Rio Grande. Seu vice é Moacyr Lopes (Solidariedade). O plano de governo de Elisa Araújo apresenta sete diretrizes de trabalho: políticas públicas com visão a longo prazo, redução do custo da máquina pública, eficiência e gestão qualificada, oportunidade e geração de emprego e renda, sustentabilidade, combate à corrupção, desburocratização e governo digital”, segundo seu partido, o Solidariedade.

Já Tony Carlos tem 54 anos, é jornalista e empresário. Foi vereador de Uberaba por seis mandatos e deputado estadual por dois mandatos na Assembleia Legislativa de Minas. Sua vice é Teresinha Cartafina (PSDB). Segundo informações do PTB de Uberaba, seu plano de governo apresenta 11 eixos: gestão pública, saúde, defesa social e trânsito, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, agronegócio, infraestrutura, lazer e cultura, meio ambiente, saneamento e educação. “Entre as principais propostas estão a criação do "disque-corrupção" e gabinete itinerante, acabar com as filas para exames e cirurgias, criação da gerência de apoio ao terceiro setor, finalizar obras paralisadas, incentivar plantio de árvores na cidade, ampliação da captação de água para regularizar o abastecimento e criação do programa Um computador por aluno.

Após portaria publicada pelo TSE em 2018, esta é a primeira eleição municipal com a possibilidade do uso do nome social. Em Uberaba, 54 eleitores transexuais e/ou travestis serão identificados da forma como são socialmente reconhecidos no título, cadastro da urna e caderno de votação. Já com relação à faixa etária, a predominante entre os eleitores uberabense é de jovens, com idade entre 18 e 29 anos. Eles representam, conforme o TSE, 20,9% do eleitorado do município. Depois, quem tem entre 30 e 39 anos (20,3%).

Quanto aos adolescentes que votam, de 16 e 17 anos, houve brusca queda na eleição deste ano, de 61,7%, em relação a 2016, quando 1.340 jovens nesta faixa etária estavam aptos a votar em Uberaba. Já no pleito de 2020 são 513. Por outro lado, são similares outros dados relacionados ao gênero e faixa etária entre as duas eleições na cidade. O município tem cerca de 200 locais de votação, distribuídos em três zonas eleitorais, contabilizando mais de 3.900 mesários. A cidade recebeu 763 urnas eletrônicas do TSE para este pleito.  No primeiro turno,  165.362 eleitores uberabenses foram às urnas, sendo que 150.575 votaram em candidatos nominais (91,06%), 5.181 em branco (3,13%) e 9.606 anularam o voto (5,81%). Já as abstenções somaram 60.050 pessoas (26,64%).

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade