(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Coronavírus: vereador Irlan Melo testa positivo e é o quinto caso na Câmara de BH

Parlamentar recebeu resultado do exame nesta terça-feira (24) e garantiu estar assintomático


postado em 24/03/2020 19:47 / atualizado em 24/03/2020 20:00

Irlan Melo está assintomático, porém, em isolamento social(foto: Bernardo Dias/CMBH)
Irlan Melo está assintomático, porém, em isolamento social (foto: Bernardo Dias/CMBH)
O vereador Irlan Melo (PL) é mais um parlamentar da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) a testar positivo para o novo coronavírus (COVID-19). O comunicado foi feito por meio das suas redes sociais nesta terça-feira (24).

Irlan contou que fez o exame há uma semana, quando começou a sentir alguns dos efeitos relacionados ao coronavírus. Atualmente, o vereador está assintomático, mas, mesmo assim, disse que continuará em isolamento social, condição está em que se encontra desde quando fez o teste para a COVID-19.

“Tem uma semana que estou em isolamento social, desde que comecei a sentir o sintomas, e fiz o exame. Hoje o resultado saiu e, infelizmente, foi positivo. Mas, por outro lado, estou assintomático neste momento, com minha família isolada, longe dos meus pais, que são idosos, e vou permanecer assim por pelo menos mais sete dias. Vou continuar a cuidar da minha saúde, cuidando da saúde que estão próximas a mim”, disse o parlamentar.

Irlan Melo é o quinto vereador a contrair o coronavírus. Antes dele, a presidente da CMBH, Nely Aquino (Podemos), havia comunicado que estava infectada pela doença. Outros que pegaram a COVID-19 foram os parlamentares Dr. Nilton (PROS), Gabriel Azevedo (sem partido) e Bella Gonçalves (PSOL)

Também nesta terça, Nely Aquino liberou uma portaria que estende a suspensão das atividades da CMBH até o próximo dia 29. As atividades na casa estavam previstas para serem retomadas nesta quarta (25).

Vereador e deputado estadual aguardam resultado de testes para a COVID-19

Mais um vereador de Belo Horizonte pode estar com coronavírus. Internado desde domingo no Hospital Madre Teresa, na capital mineira, o vereador Jair Di Gregório (sem partido) espera o resultado do teste para a doença. O resultado deve ser liberado nesta quarta-feira. Segundo a unidade de saúde, Di Gregório se mantém estável e respirando por conta própria. “Estou com muita febre, tosse e dores no corpo. A preocupação é com o pulmão. Quem, como eu, tem diabetes, precisa se preocupar”, disse, em vídeo publicado no Facebook, logo após chegar ao hospital.

Deputado Após dores no corpo, náuseas e coriza, o deputado estadual Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) foi a um hospital de Belo Horizonte na noite de segunda, mas não pôde testar para o coronavírus. Ele foi submetido a um exame de pulmão e liberado. Ontem, o deputado fez o teste por conta própria. Pelo Facebook, Wendel disse que o resultado sai até esta quinta-feira. Ainda não há nenhum caso confirmado na Assembleia Legislativa. Na Câmara Municipal de BH, por outro lado, quatro dos 41 vereadores estão infectados.
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
 

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)