(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BALANÇO NACIONAL

Fiocruz: apenas DF e Goiás continuam com alta ocupação das UTIs

Boletim observatório COVID-19 da fundação também alerta para alta transmissibilidade da doença, apesar da queda das mortes


27/07/2021 20:49 - atualizado 27/07/2021 20:49

Leito de UTI em Poço Fundo, no Sul de Minas, no Hospital Gimirim(foto: Fábio Marchetto/SES-MG)
Leito de UTI em Poço Fundo, no Sul de Minas, no Hospital Gimirim (foto: Fábio Marchetto/SES-MG)
Apenas Goiás e o Distrito Federal continuam no nível alto de ocupação dos seus leitos de UTI no Brasil, informa a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio do seu boletim observatório COVID-19 nesta terça (27/7). Minas Gerais, que estava no patamar médio, evoluiu para o baixo (56%).


Em Goiás, a ocupação é de 86%. Já no DF, a taxa é de 83%. Porém, a Fiocruz informa que no Distrito Federal houve desmobilização de leitos nos hospitais para atendimento de outras doenças.

O balanço da Fiocruz também detalha que há uma queda no número de novas mortes por COVID-19, que “se deve à imunização de parte da população mais vulnerável pelas vacinas”.

Por outro lado, a fundação ressalta que há um aumento da transmissão do novo coronavírus no Brasil. A hipótese levantada pela Fiocruz é que esse fenômeno esteja ligado à variante delta do Sars-CoV-2. A cepa já é transmitida de maneira comunitária no país.

Sobre a vacinação, a Fiocruz informa que há atraso no registro das aplicações em todo o Brasil por um problema de falta de pessoal e de tecnologia.

Essa limitação atrapalha uma melhor gestão logística da campanha. Isso porque as pessoas que moram no interior têm se deslocado para as grandes cidades para se vacinar em busca de operações mais organizadas.

"Essas desigualdades podem provocar a migração de pessoas para outras localidades, o que facilita a disseminação do vírus e aumenta a probabilidade de surgimento de novas variantes", alerta a Fiocruz.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra 19,7 milhões de casos de COVID-19. As mortes somam 551.835 registros.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)