(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRIMEIRA VEZ

Maioria acha que pandemia está controlada no Brasil, diz Datafolha

Pesquisa também apontou que 60% dos brasileiros acreditam que a vacinação está mais lenta do que deveria


15/07/2021 10:34 - atualizado 15/07/2021 11:32

(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press. )
(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press. )
ma pesquisa do Instituto Datafolha publicada no final da noite desta quarta-feira (14/7) pelo jornal Folha de S.Paulo apontou que a maioria dos brasileiros acredita que a pandemia da COVID-19 está controlada no Brasil. Esta é a primeira vez desde que o instituto começou a medir a percepção do público que esse resultado é observado.


Os dados foram coletados nos dias 7 e 8 de julho com 2.074 pessoas em 146 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, a pandemia está parcialmente controlada para 53% dos entrevistados e totalmente controlada para 5%. Outros 41%, consideram que a situação está fora de controle e 1% não soube responder. Na última pesquisa divulgada pelo instituto, 53% consideravam a pandemia fora de controle.

De acordo com o levantamento, os mais jovens (16 e 24 anos), pretos e aqueles que reprovam o governo Jair Bolsonaro são os que mais acham que a pandemia está fora de controle.

Apesar de uma queda recente, a média diária de mortes no Brasil por COVID-19 ainda é a maior do mundo. Nesta quarta-feira (14/7), o Brasil registrou 1.556 novos óbitos e 57.736 novos casos da doença.

A pesquisa também questionou os brasileiros sobre o medo da covid-19: 46% responderam que têm muito medo de ser infectado, 31% pouco medo, 21% não tem medo e 2% já foram infectados.

Vacinação

O Datafolha também quis saber como a população brasileira avalia a velocidade da vacinação no país. Até o momento, somente 40,51% foram imunizados com a primeira dose e 15,1% totalmente vacinados.

Para 60%, a vacinação está sendo mais lenta do que deveria, para 30% está dentro do prazo, 9% acham que está mais rápida do que deveria e 1% não soube responder.


Na terça-feira (13/7), o Datafolha divulgou outra pesquisa que mostrou 94% dos brasileiros querem se vacinar contra a covid-19, uma adesão recorde ao imunizante. Em dezembro, um a cada quatro brasileiros rejeitava o imunizante.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)