(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS NO BRASIL

Governo está tentando resolver entraves por vacina da Pfizer, diz Pazuello

Ministro disse que empresa colocou imposições que 'não encontram amparo nas leis brasileiras', como a isenção de responsabilização em caso de efeitos colaterais


06/01/2021 21:43 - atualizado 06/01/2021 21:57

Brasil assinou, em 10 de dezembro, um memorando de entendimento com a Pfizer para comprar 70 milhões de doses de vacinas(foto: Divulgação/Pfizer)
Brasil assinou, em 10 de dezembro, um memorando de entendimento com a Pfizer para comprar 70 milhões de doses de vacinas (foto: Divulgação/Pfizer)
Ao falar sobre a situação da compra de agulhas, seringas e doses para iniciar a vacinação contra a COVID-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explicou o impasse entre o governo federal e o laboratório Pfizer, uma das fabricantes dos imunizantes. De acordo com Pazuello, durante pronunciamento nesta quarta-feira (06/01), em rede nacional, a empresa colocou imposições que “não encontram amparo” nas leis brasileiras.

O ministro disse que a pasta da Saúde está conversando com representantes da Pfizer para sanar imposições colocadas pela empresa. Uma delas é a isenção total permanente de responsabilização civil por efeitos colaterais causados pelas doses fabricadas pelo laboratório. Pazuello também disse que a Pfizer pediu para que o foro em caso de possíveis ações judiciais fosse transferido para fora do Brasil.

“Importante enfatizar quanto à Pfizer, que já disponibilizou suas vacinas em vários países – mesmo em quantidades muito reduzidas –, que o Ministério da Saúde está trabalhando com os melhores representantes da empresa para resolver as imposições que não encontram amparo na legislação brasileira”, afirmou o ministro.

“Dentre elas a isenção total permanente de responsabilização civil por efeitos colaterais advindos da vacinação; transferência de foro de julgamentos de possíveis ações judiciais para fora do Brasil; e disponibilização permanente de ativos brasileiros no exterior, para criação de um fundo-caução para custear possíveis ações judiciais”, completou.

No dia 10 de dezembro, o Ministério da Saúde assinou um memorando de entendimento com a Pfizer para comprar 70 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus. Os brasileiros terão acesso à imunização quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o registro em solo nacional. A vacina precisa ser congelada a uma temperatura de -70ºC.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)