(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Empresa brasileira fabrica tecido que inativa coronavírus em até 3 minutos

A tecnologia pode beneficiar profissionais da saúde que estão na linha de frente da batalha contra a COVID-19


22/07/2020 15:41 - atualizado 22/07/2020 19:49

Empresa reforça que o produto deve ser um complemento para todas as medidas de proteção individuais ou coletivas estabelecidas pelas autoridades e órgãos de saúde(foto: Divulgação)
Empresa reforça que o produto deve ser um complemento para todas as medidas de proteção individuais ou coletivas estabelecidas pelas autoridades e órgãos de saúde (foto: Divulgação)
Muitas empresas e startups têm investido pesado durante a pandemia em produtos com tecnologia de proteção à COVID-19. A Santista, empresa têxtil, lançou uma linha de tecido com uma espécie de escudo antiviral que promete inativar o vírus SARS-Co-2 em até 3 minutos, com 99,8% de eficiência.
 
Essa tecnologia pode ser benéfica para profissionais da saúde e trabalhadores que não paralisaram as atividades durante o surto da doença. Mas especialistas advertem que, ainda assim, as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como o uso de máscaras e a higienização das mãos, continuam sendo as mais eficazes para evitar a doença.
 
De acordo com o gerente de marketing da Santista, Inacio Silva, a demanda surgiu dos profissionais da saúde que estão na linha de frente e precisam se proteger do novo coronavírus. “O intuito é reduzir o risco de contaminação cruzada dos profissionais e evitar que o uniforme ou a roupa, eventualmente infectada, contamine outras roupas ou superfícies por contato ou no processo de lavagem”, disse.

Ele explica que o tecido da nova linha com proteção contra a COVID-19 é uma tecnologia 100% brasileira e teve os ensaios conduzidos pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. “Os pesquisadores conseguiram isolar e cultivar em laboratório o coronavírus por meio da destruição da capa de gordura que envolve o vírus. Dessa forma, ele impede a ação e evita que contamine ou infecte as células boas”, acrescenta. 
 
A infectologista Luana Mariano reforça que a melhor "tecnologia" disponível hoje para se proteger do coronavírus é o sabão. “A higiene de mãos continua sendo a medida isolada mais importante para o combate à disseminação de microorganismos e à doenças infecciosas. Lembro também que a lavagem habitual das roupas, com água e sabão comum, é suficiente para destruir o vírus, não necessitando de nenhum produto ou procedimento especial”, explica.

 
E é essa a proposta da fabricante, de acordo com Inacio. Ele conta que o produto deve ser um complemento para todas as medidas de proteção individuais ou coletivas estabelecidas pelas autoridades e órgãos de saúde.

Além de proteção contra o coronavírus, a promessa da marca é de que o tecido possa inibir também a proliferação de fungos e bactérias que causam infecções hospitalares.

Ainda é combinada à função Repeller, que repele líquidos e fluídos corporais, como espirros, sangue, suor e outras secreções.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)