(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Mandetta diz que governo trabalha no equilíbrio entre saúde e economia: 'É ruim para todos nós'

Em coletiva, ministro listou medidas 'para organizar o sistema', como a abertura de cadastro para profissionais da saúde voluntários


postado em 02/04/2020 17:31 / atualizado em 02/04/2020 19:32

Ministro listou medidas 'para organizar o sistema'(foto: Marcelo Júnior/Agência Brasil)
Ministro listou medidas 'para organizar o sistema' (foto: Marcelo Júnior/Agência Brasil)
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o governo está trabalhando para conseguir o equilíbrio entre saúde e economia, na coletiva de imprensa desta quinta-feira (2), no Palácio do Planalto. Referindo-se à crise do coronavírus, ele afirmou: "Esse quadro é desafiador para todos. É ruim para todos nós".

Questionado sobre os brasileiros que estão com dificuldades financeiras e para comer, Mandetta defendeu as medidas de ampliação de proteção social da área econômica do governo, como o auxílio de R$ 600 para os informais. "O Brasil é um dos países que mais está fazendo colchão de proteção social no mundo", declarou.

Veja a coletiva de imprensa do governo federal desta quinta-feira (2):

 

Mandetta afirmou que a demora para que os recursos anunciados pelo governo cheguem "à ponta" se deve à burocracia. O ministro ainda afirmou que o governo não trabalha com isolamento vertical ou horizontal, e sim com uma "dinâmica social" que pode ser ajustada. Ou seja, as medidas de restrição à circulação podem ser reavaliadas.

 

Durante a fala inicial na coletiva desta quinta-feira, Mandetta listou medidas do Ministério da Saúde para "organizar o sistema". Entre elas, o ministro comentou sobre a abertura de um cadastro para profissionais da saúde que se sentirem aptos a se deslocarem e trabalhar nas regiões mais afetadas pela COVID-19. Ele destacou que não se trata de uma convocação obrigatória, pelo menos por enquanto, e que o ministério está apenas mapeando esses profissionais. Além disso, Mandetta citou um processo de capacitação online de profissionais da saúde, mediado pelos conselhos regionais de cada profissão.

 

O ministro da Saúde também anunciou a assinatura de um pedido de compra de 8 mil respiradores, que podem ser entregues em 30 dias. Mandetta afirmou que a demora para a aquisição desses recursos, bem como de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), se explica pelo fechamento da produção da China para o consumo interno. O ministro também anunciou que a partir desta quinta-feira o site do Ministério da Saúde deve ter um mecanismo de acompanhamento dos recursos hospitalares entregues pelo governo federal a cada estado.

 

Durante a coletiva, Mandetta citou a parceria anunciada nesta quinta-feira, entre o governo federal e o Ministério Público. Segundo ele, a cooperação com o órgão é necessária "para evitar uma quantidade enorme de ações judiciais" referentes à transposição de equipamentos. Além disso, de acordo com o ministro, representantes dos estados receberão mais detalhes da cooperação em uma videoconferência.

 

O ministro também comentou, durante a entrevista, a publicação de um artigo científico, na revista New England, sobre os efeitos da substância cloroquina no tratamento da COVID-19. Mandetta afirmou que os resultados são animadores, mas ressaltou que o estudo é pequeno e não passou pela revisão criteriosa comum no meio científico. Mandetta explicou ainda uma mudança no calendário dos grupos da campanha nacional de vacinação contra a gripe. De acordo com o ministro, os professores estavam no segundo grupo, mas como as escolas estão sem aulas, o ministério passou os profissionais da segurança na frente.

 

Por fim, Mandetta falou sobre uma cooperação com os Estados Unidos no combate ao coronavírus, acertada em uma reunião com o embaixador norte-americano no Brasil. Segundo ele, o Brasil pode colaborar com máscaras e estudos sobre vacinas com os EUA, e o país também tem interesse no que está sendo pesquisado por lá.

 

Também falaram durante a coletiva do governo federal desta quinta-feira a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e do Turismo, Marcelo Álvaro Antõnio. Além do coordenador das coletivas, o ministro chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto.

 

*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)