(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo de crianças mortas em um tumulto em 2020 circula vinculado à vacinação anti-covid

Publicações em redes sociais informam, de forma enganosa, que as mortes tiveram como causa a vacinação contra covid-19 na Africa, mas a causa é outra


04/11/2021 20:19 - atualizado 12/11/2021 08:12

Um vídeo que supostamente mostra 13 crianças mortas após serem vacinadas contra covid-19 na África foi compartilhado centenas de vezes nas redes sociais pelo menos desde 30 de outubro de 2021.


No entanto, é um grupo de crianças que faleceu em uma escola queniana após uma debandada em fevereiro de 2020.

“13 crianças foram vítimas das vacinas Covid-19 em uma escola na África do Sul e sem cobertura da mídia, apenas postagens no Instagram, mas que continuam apagadas, deletadas e censuradas pela BigTech”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2, 3) e no Facebook (1, 2, 3).

Advertência sobre o conteúdo

Exibir

Print descreve, de forma enganosa, que mortes de crianças foram provocadas por vacinação contra covid-19
Captura de tela feita em 4 de novembro de 2021 de uma publicação no Twitter ( . / )


Ocultar


O conteúdo também circulou em árabe, inglês, espanhol, coreano e grego.

Um tumulto em uma escola no Quênia

Uma busca reversa das imagens do vídeo levou a uma publicação de 3 de fevereiro de 2020, que afirma mostrar um tumulto na escola primária Kakamega, no Quênia. A data de publicação é anterior ao início da campanha de vacinação contra covid-19 no mundo.

Outro resultado da busca realizada foi uma notícia do canal britânico BBC intitulada “Kenya's deadly school stampede in Kakamega: 'Students fell on top of me'” (em português, “A debandada letal da escola no Quênia em Kakamega: 'Estudantes caíram por cima de mim'”).

Na época, a AFP noticiou que 13 crianças morreram e dezenas ficaram feridas durante um tumulto causado na escola após um movimento de pânico sem motivo aparente.
Uma menina recebe tratamento no Hospital Kakamega, Quênia, em 4 de fevereiro de 2020, após um tumulto em escola primária no dia anterior
Uma menina recebe tratamento no Hospital Kakamega, Quênia, em 4 de fevereiro de 2020, após um tumulto em escola primária no dia anterior ( AFP / Brian Ongoro)

No mesmo dia, o vice-presidente do Quênia, William Samoei Ruto, publicou uma mensagem no Twitter lamentando o ocorrido. O canal de notícias NTV Kenya também noticiou o fato.

Nas fotos e vídeos feitos pela AFP na época, é possível perceber que os uniformes das crianças da escola Kakamega são de cor verde-claro com meias brancas com duas listras pretas, as mesmas observadas do vídeo viralizado.


Advertência sobre o conteúdo

Exibir

Comparação entre uma captura de tela do conteúdo viralizado (E) e uma foto da AFP feita na escola Kakamega, em 4 de fevereiro de 2020
Comparação entre uma captura de tela do conteúdo viralizado (E) e uma foto da AFP feita na escola Kakamega, em 4 de fevereiro de 2020 ( . / )


Ocultar


No Quênia, no momento, apenas adultos estão sendo vacinados contra a covid-19.

Já na África do Sul, o país começou a vacinar adolescentes com idades entre 12 e 17 anos no final de outubro de 2021.

O conteúdo também foi verificado pela AP e Newtral.

O mesmo vídeo já havia circulado em 2020 vinculado a um ataque de gás na Zâmbia.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)