(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Não há registro de que sejam de Eduardo Pazuello as ameaças à Folha de S.Paulo e ao UOL

Uma busca pela frase viralizada não levou a qualquer registro que indicasse que ela tenha sido dita pelo atual secretário para Assuntos Estratégicos


11/06/2021 19:50 - atualizado 12/06/2021 11:28


 

Captura de tela feita em 11 de junho de 2021 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 11 de junho de 2021 de uma publicação no Facebook
“Gostaria de avisar a Folha e a UOL que vocês não estão brincando com moleques ou com os bandidos que vocês estão acostumados a lidar”, teria dito o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello segundo publicações compartilhadas mais de 9.200 vezes nas redes sociais desde o último dia 4 de junho. No entanto, não foi encontrado qualquer registro de que o militar da ativa tenha feito a declaração. A equipe do AFP Checamos identificou que o texto foi escrito por um usuário do Twitter e publicado na plataforma antes de começar a ser associado a Pazuello.

 

O texto sobreposto a uma foto do ex-ministro compartilhada no Facebook (1, 2, 3) e no Instagram (1, 2, 3) continua: "Não aceitaremos, repito, NÃO ACEITAREMOS INTIMIDAÇÕES e  DIFAMAÇÕES".


Uma busca no Google pela frase viralizada não levou, no entanto, a qualquer registro que indicasse que ela tenha sido dita pelo atual secretário para Assuntos Estratégicos. 

 

O meme tem um endereço de uma conta no Instagram, descrita como uma “página de apoio ao General e Ex Ministro da Saúde do Governo @jairmessiasbolsonaro”. Essa conta tem um falso símbolo de conta verificada na foto de perfil.

 

Pazuello não possui uma conta oficial na plataforma.  

 

A pesquisa no Google levou a uma postagem feita no último dia 3 de junho pelo advogado Emerson Grigollette no Twitter com a mesma frase atribuída a Pazuello. O usuário foi contatado pela equipe do AFP Checamos, mas não se manifestou. 

 

Todas as publicações com a frase localizadas pela AFP nas redes são posteriores ao dia 3. 

 

Em consulta no dia 11 de junho, o meme viralizado não estava entre as publicações do perfil no Instagram. O AFP Checamos buscou o conteúdo nas plataformas Wayback Machine e no Archive.is, que permitem arquivar publicações na internet, mas não obteve resultado.

 

A Agência Lupa fez uma checagem semelhante a esta quando a foto ainda estava disponível nessa conta do Instagram. Nos comentários na postagem, Grigollette afirmou: “Quem postou essa frase fui eu no meu Twitter. Eu gostaria de entender por qual motivo se atribui uma frase minha ao General. Desconheço que o Pazuello tenha feito essa afirmação”

 

O assessor de Eduardo Pazuello não respondeu ao contato feito pelo AFP Checamos. 

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)