
O texto sobreposto a uma foto do ex-ministro compartilhada no Facebook (1, 2, 3) e no Instagram (1, 2, 3) continua: "Não aceitaremos, repito, NÃO ACEITAREMOS INTIMIDAÇÕES e DIFAMAÇÕES".
O meme tem um endereço de uma conta no Instagram, descrita como uma “página de apoio ao General e Ex Ministro da Saúde do Governo @jairmessiasbolsonaro”. Essa conta tem um falso símbolo de conta verificada na foto de perfil.
Pazuello não possui uma conta oficial na plataforma.
A pesquisa no Google levou a uma postagem feita no último dia 3 de junho pelo advogado Emerson Grigollette no Twitter com a mesma frase atribuída a Pazuello. O usuário foi contatado pela equipe do AFP Checamos, mas não se manifestou.
Todas as publicações com a frase localizadas pela AFP nas redes são posteriores ao dia 3.
Em consulta no dia 11 de junho, o meme viralizado não estava entre as publicações do perfil no Instagram. O AFP Checamos buscou o conteúdo nas plataformas Wayback Machine e no Archive.is, que permitem arquivar publicações na internet, mas não obteve resultado.
A Agência Lupa fez uma checagem semelhante a esta quando a foto ainda estava disponível nessa conta do Instagram. Nos comentários na postagem, Grigollette afirmou: “Quem postou essa frase fui eu no meu Twitter. Eu gostaria de entender por qual motivo se atribui uma frase minha ao General. Desconheço que o Pazuello tenha feito essa afirmação”.
O assessor de Eduardo Pazuello não respondeu ao contato feito pelo AFP Checamos.
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Quais os sintomas do coronavírus?
O que é a COVID-19?
A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.
