(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Quem tiver contraído COVID-19 até 14 dias antes das eleições municipais não está proibido de votar

Informação compartilhada milhares de vezes em redes sociais é falsa; ninguém está proibido de votar nessa condição


10/11/2020 18:24 - atualizado 11/11/2020 07:59

Captura de tela feita em 10 de novembro de 2020 de uma publicação no Instagram
Captura de tela feita em 10 de novembro de 2020 de uma publicação no Instagram
Publicações compartilhadas centenas de vezes em redes sociais alegam que quem tiver sido diagnosticado com COVID-19 até 14 dias antes das eleições municipais, ou a partir de 1º de novembro, não poderá participar da votação do dia 15 do mesmo mês.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realmente recomenda que pessoas nessa situação fiquem em casa, mas elas não estão proibidas de votar caso queiram. Se não comparecerem às urnas, esses eleitores precisarão justificar sua ausência à autoridade eleitoral.

“Eleições 2020: quem tiver sido diagnosticado com covid-19 a partir de 1º de novembro não poderá votar”
, começa texto compartilhado mais de 300 vezes no Facebook (1, 2, 3), Instagram (1, 2, 3) e em múltiplos artigos (1, 2, 3) desde o início de novembro.

Em todas as publicações, a determinação é atribuída ao Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina os protocolos sanitários a serem adotados para reduzir o risco de propagação da covid-19 durante a votação que escolherá prefeitos e vereadores por todo o país.

“O documento estabelece: quem contrair a doença 14 dias antes do pleito, que começou a contar nesse domingo (1º), não pode comparecer às urnas”, continuam as postagens.

O guia do TSE não cita, contudo, qualquer proibição deste tipo, mas uma recomendação.

Na seção “Medidas de proteção pessoal e de distanciamento no dia da eleição” o plano lista o que a Justiça Eleitoral deve fazer para proteger aqueles que forem votar, incluindo “orientar eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição a na%u0303o comparecer a%u0300 votac%u0327a%u0303o, permitindo a posterior justificativa da ause%u0302ncia de voto por esse motivo”.

O documento também detalha que não será medida a temperatura dos eleitores, uma vez que isso causaria maior risco de aglomeração e grande despesa, apesar desta ação não ser capaz de detectar indivíduos assintomáticos e em período de incubação.



Em um comunicado publicado em 4 de novembro após a viralização da informação falsa, o TSE confirmou que, apesar da orientação citada anteriormente, “não há norma que proíba a votação em caso de sintomas ou contaminação pela Covid-19”.

As medidas de segurança tomadas pelo TSE são capazes de proteger os eleitores inclusive na eventualidade de haver pessoas contaminadas”, afirmou o tribunal na nota oficial.

Entre estas medidas estão o uso obrigatório de máscara nas seções eleitorais, o fornecimento de álcool em gel para que os eleitores possam higienizar as mãos antes e depois de votar, e o estabelecimento de uma distância mínima de um metro entre os indivíduos nas filas.

Caso o eleitor não compareça às urnas devido à contaminação por covid-19, terá 60 dias para apresentar justificativa ao juiz eleitoral sob risco de pagamento de multa, como acontece com aqueles que se ausentam por qualquer outro motivo.

“Quem deixar de votar por essa razão deve apresentar documento, como atestado, declaração médica ou teste que comprovem a condição”, detalhou o TSE. “Cabe ao juiz da zona eleitoral em que é inscrito o eleitor analisar a documentação e alegações apresentadas. Caberá a ele decidir, de forma fundamentada, se houve justificativa ou se é cabível aplicar a multa ao eleitor”, acrescentou.

Este ano, para evitar aglomerações devido à pandemia de covid-19, a Justiça Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita por meio da Internet, no portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título.

Em resumo, não é verdade que quem tiver sido diagnosticado com covid-19 nos 14 dias anteriores à eleição municipal de 15 de novembro não pode votar. O TSE recomenda que pessoas nessa situação fiquem em casa, mas elas não estão proibidas de comparecer às urnas.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia
Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.

  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita pelo celular no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)