(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FACT-CHECKING

Checamos: Vídeo mostra gravação de filme, sem relação com a decisão do STF contra ações policiais na pandemia

Imagens viralizadas em redes sociais, onde foram compartilhadas milhares de vezes, faz parte, contudo, da gravação de um longa-metragem


21/08/2020 19:27 - atualizado 22/08/2020 08:06

Um vídeo que parece mostrar homens armados descendo de uma comunidade no Rio de Janeiro enquanto policiais assistem paralisados foi compartilhado mais de 10 mil vezes em redes sociais desde 20 de agosto como se a cena fosse o “resultado” da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu ações policiais em favelas cariocas durante a pandemia de COVID-19.

O vídeo viralizado faz parte, contudo, da gravação de um filme.
“Rio de Janeiro, após Ministro Facchin proibir a subida da PM nos morros. Como adjetivar o STF? Esse é o legado q o pt deixou ao país”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e Twitter.

“Obrigado STF!!!”, escreveu outro usuário ao publicar o vídeo, em que vários homens correm com armas nas mãos, passando direto pelo que parecem ser dois agentes da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

No início deste mês, o Supremo Tribunal Federal realmente suspendeu a realização de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de COVID-19, referendando uma decisão anterior do ministro Edson Fachin.

O vídeo compartilhado nas redes não tem, contudo, qualquer relação com esta decisão.

Gravação de filme


Uma busca reversa no Google por capturas de tela do vídeo leva a uma gravação muito semelhante publicada no Instagram do ator Peter Brandão em 20 de agosto.

Na legenda, Brandão explica que as imagens mostram a gravação do filme “Rocinha, toda história tem dois lados”, que teria acontecido na favela carioca um dia antes, em 19 de agosto.

No Instagram, Brandão já havia compartilhado uma foto com a caracterização do personagem que interpreta no filme, o “Fininho”.

De fato, ao analisar o vídeo compartilhado nas redes é possível identificar elementos que indicam se tratar da gravação de um filme, como a presença de cinegrafistas e de um profissional com uma claquete.
Captura de tela feita em 21 de agosto de 2020 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 21 de agosto de 2020 de uma publicação no Facebook

Procurada pelo AFP Checamos, a BS Produções, produtora responsável pelo filme “Rocinha, toda história tem dois lados” confirmou que as imagens viralizadas foram feitas durante a filmagem do longa-metragem na última quarta-feira, na favela carioca.

A informação foi reiterada à AFP pela a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, que afirmou que “o material audiovisual em questão faz parte da gravação de um filme” realizada na Rocinha em 19 de agosto.

Em resumo, é falso que o vídeo compartilhado nas redes mostre uma consequência da decisão do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu as ações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia de COVID-19. As imagens viralizadas mostram, na verdade, a gravação de um filme.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)