(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Checamos: vídeo de orquestra tocando Bolero de Ravel sobre o Sena, em Paris, é de 2017

Imagens desta bela cena foram compartilhadas mais de 4 mil vezes desde meados de junho mas não são de agora, na pandemia


08/07/2020 18:53 - atualizado 05/08/2020 11:05

O Rio Sena e uma orquestra que, colocada sobre uma grande plataforma flutuante, toca o Bolero de Ravel. O vídeo desta bela cena foi compartilhado mais de 4 mil vezes desde meados de junho em postagens que asseguram que isto ocorreu em Paris com o fim da quarentena durante a pandemia de COVID-19.

O espetáculo, contudo, foi realizado por um projeto chamado “Prequell” em 2017 para promover a candidatura da capital francesa como sede dos Jogos Olímpicos de 2024.

“FILARMONICA DE PARIS após quarentena distanciados e ao ar livre tocam no Rio Sena o Bolero de Ravel em homenagem a todos heróis de saúde e a recuperação da França após grave período e muito Luto e luta ..um renascer. #esperançaecuidados #ecomosairdeumaguerra #respeitoatodasvitimas #amusicaehvida [sic], indica a legenda de uma das publicações, visualizada mais de 126 mil vezes, e compartilhada no Facebook (1, 2, 3).

O vídeo também circulou no Instagram e com alegações semelhantes em espanhol (1, 2, 3).

Uma busca reversa com a ferramenta InVID-WeVerify* permitiu encontrar o vídeo em uma publicação no Facebook com data de outubro de 2017. Sua legenda indica: “Paris será a sede dos Jogos Olímpicos em 2024 e, quando promoveu a sua candidatura, foi feita essa interpretação do Bolero de Ravel no Rio Sena”.

Uma pesquisa no Google pelos termos “Ravel+Paris+Sena”, limitando os resultados a 2017, mostrou que em 4 de outubro daquele ano, a conta no Twitter do comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 havia publicado a mesma gravação.

A sequência também foi encontrada no YouTube no mesmo dia na conta do Prequell, o projeto liderado pelo músico e compositor Thomas Roussel: “Quase 100 dias desde #PyeongChang2018, revivemos a apresentação ao vivo da releitura do famoso Bolero de Maurice Ravel pelo Prequell na #JourneeOlympique na cidade de Paris”.

Em português, o vídeo viralizou em sua maioria de maneira completa; em espanhol, apenas alguns trechos da gravação.

Em 2017, no Dia Olímpico (#JourneeOlympique), celebrado todo dia 23 de junho, Paris promoveu a candidatura da cidade como sede dos Jogos Olímpicos de 2024, papel que lhe foi confirmado em setembro daquele ano.

Para essa ocasião, foram preparados eventos especiais no rio Sena e em seus arredores. Artigos de meios de comunicação daquele ano (1 e 2) dão detalhes da pista de atletismo flutuante instalada sobre o rio, vista na publicação viralizada.

Música na pandemia


Embora o espetáculo do vídeo não tenha sido realizado durante a pandemia, em março deste ano, durante a crise causada pelo novo coronavírus, a Orquestra Nacional da França tocou o famoso Bolero de Ravel, mas com cada músico em sua casa, respeitando as regras de confinamento e distanciamento.

“À espera de voltarmos a nos ver. No delicado período que estamos atravessando, os músicos da Orquestra Nacional da França quiseram, apesar da distância, tocar juntos para oferecer e compartilhar com todos o que sabem melhor: a música. Esperando que estas poucas notas de Ravel, universais, lhes tragam algo de calor e conforto”, escreveram os músicos na descrição do vídeo publicado no YouTube.

Para frear o avanço da COVID-19 no país, o presidente francês Emmanuel Macron ordenou o confinamento geral da população entre os dias 17 de março e 11 de maio, quando as restrições começaram a ser flexibilizadas. Até 10 de julho, eram registrados mais de 205 mil casos de contágio no país e mais de 29 mil mortes.

Em resumo, o vídeo de uma orquestra tocando o Bolero de Ravel sobre uma plataforma flutuante no rio Sena não mostra a Filarmônica de Paris em uma comemoração pelo fim do confinamento em meio à pandemia de COVID-19 este ano. A gravação mostra um espetáculo pelo lançamento oficial da capital francesa como candidata à cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2024, registrada em 2017 e realizado pelo projeto musical Prequell.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)