(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VARIANTE PELO MUNDO

Ômicron se espalha e afeta economia, mas ainda não deixa mortes

Nova variante já foi localizada em 38 países e provocou pânico em muitos governos, que endureceram medidas sanitárias e fecharam fronteiras


03/12/2021 23:43 - atualizado 04/12/2021 08:05

Tripulação de avião desembarca no aeroporto de Los Angeles, onde foi detectado um caso de contaminação pelo ômicron
Tripulação de avião desembarca no aeroporto de Los Angeles, onde foi detectado um caso de contaminação pelo ômicron (foto: MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)


Novos países relataram nessa sexta-feira (3/12) a chegada da variante ômicron do coronavírus que, embora ainda não tenha causado mortes, de acordo com a OMS, provocou a implementação de restrições que ameaçam o crescimento econômico.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, indicou que a nova variante pode desacelerar a recuperação e forçar o órgão a revisar para baixo suas projeções econômicas globais.

"Uma nova variante que pode se expandir rapidamente pode afetar a confiança e, a esse respeito, provavelmente veremos cortes em nossas projeções de outubro para o crescimento global", explicou.

Nessa última estimativa, o FMI já havia aparado o otimismo, estimando um crescimento do PIB mundial de 5,9% em 2021, em vez dos 6% anteriores. Em 2022, a expectativa é de um crescimento de 4,9%.

Mais de uma semana depois de a África do Sul anunciar a detecção desta nova variante, a nova variante já foi localizada em 38 países e provocou o pânico em muitos governos, que endureceram as medidas sanitárias e fecharam suas fronteiras.

Ao mesmo tempo, a pandemia de covid-19 continua a causar estragos em muitos países: a Rússia registrou em outubro seu mês mais mortal desde o início do desastre sanitário, com 74.893 mortes relacionadas ao vírus, disse a agência de estatísticas Rosstat. No total, o número de mortes ultrapassa 520 mil.

Em todo o Espaço Econômico Europeu (União Europeia mais Noruega, Islândia e Liechtenstein) 109 casos foram relatados até o meio-dia desta sexta-feira, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Além disso, vários países como Espanha, Estados Unidos e Austrália começaram a registrar supostos casos de transmissão local, com pacientes infectados que não haviam viajado ao exterior.

Tunísia e México anunciaram seus primeiros casos nesta sexta-feira e o subsecretário mexicano de Saúde, Hugo López-Gatell, afirmou que o fechamento das fronteiras não é uma medida útil para conter as variantes.

O aparecimento desta variante é "a prova definitiva" do perigo das desigualdades, disse à AFP o presidente da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), Francesco Rocca, que relembrou a ameaça de "variantes novas em locais onde a taxa de vacinação é muito baixa".

- Muitas incertezas -

Embora a nova variante pareça ser altamente contagiosa, o porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Christian Lindmeier, disse nesta sexta-feira que não havia recebido "nenhum relato de mortes relacionadas à ômicron".

À medida que mais países detectam a nova variante, "teremos mais casos, mais informações e - embora espero que não - possivelmente mortes", disse ele.

Existem também dúvidas em relação à periculosidade e resistência à vacina da ômicron.

Na África do Sul, a nova variante já prevalece e as autoridades de saúde relataram um aumento nas infecções em crianças, embora ainda não se saiba se está relacionado à ômicron.

Um estudo sul-africano descobriu que o risco de contrair covid-19 novamente é três vezes maior com a ômicron do que com as variantes beta e delta.

- Novas restrições na Alemanha -

Desde o surgimento da delta, já altamente contagiosa, uma variante da covid-19 não causava tanto pânico. Anúncios de medidas drásticas e restrições a viagens estão aumentando em todo o mundo.

A Irlanda anunciou nesta sexta-feira à noite diversas medidas, entre elas o fechamento de boates de 7 de dezembro a 9 de janeiro. São Paulo já havia suspenso suas comemorações de Ano Novo e a Alemanha impôs fortes restrições a pessoas não vacinadas, que ficarão praticamente confinadas.

Um projeto de lei sobre a vacinação obrigatória será apresentado ao Parlamento alemão para entrada em vigor em fevereiro ou março, como na Áustria, que mais uma vez confinou sua população, e na Grécia, que encurtou o prazo para a terceira dose.

Na Ásia, um dia depois de Cingapura anunciar dois casos, os vizinhos Malásia e Sri Lanka relataram seus primeiros casos nesta sexta-feira, cada um envolvendo viajantes que voltavam da África.

Por enquanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a cobertura vacinal e os níveis de detecção inadequados, especialmente na África, são "uma receita perfeita para as variantes se reproduzirem e ampliarem."

Várias empresas, incluindo Moderna, AstraZeneca, Pfizer / BioNTech e Novavax, expressaram confiança em sua capacidade de criar uma vacina para a ômicron.

A Rússia também está trabalhando em uma versão de sua Sputnik V voltada especificamente para essa variante.

A covid-19 já matou pelo menos 5.233.111 pessoas em todo o mundo e infectou quase 265 milhões de pessoas desde o final de 2019, de acordo com uma contagem da AFP.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)