(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COLAPSO

Único país a não adotar isolamento, Suécia tem capital com UTIs lotadas

Com aumento progressivo dos casos, Estocolmo se aproximou de 100% na ocupação dos leitos nesta semana


09/12/2020 20:34 - atualizado 09/12/2020 21:05

Autoridades de Estocolmo tentam reduzir aglomeração de pessoas para evitar aumento da doença(foto: AFP)
Autoridades de Estocolmo tentam reduzir aglomeração de pessoas para evitar aumento da doença (foto: AFP)

Único país que não adotou o isolamento domiciliar no controle ao coronavírus, a Suécia agora convive com um drama já comum às demais nações. Autoridades de saúde na capital Estocolmo alertaram que a cidade vive um colapso nos hospitais, com taxas de leitos de UTI e enfermaria chegando próximas dos 100%% nas principais unidades.
 
Nesta quarta-feira, o chefe do serviço de saúde de Estocolmo pediu que enviassem novos enfermeiros especializados e outros funcionários de hospital para o tratamento de pacientes. “Precisamos de ajuda”, afirma Bjorn Eriksson.

Diante desse cenário preocupante, o país já se mobiliza em ações de emergência para evitar a disseminação da doença. A primeira atitude foi o fechamento dos colégios de ensino secundário até 6 de janeiro, período que as autoridades esperam que a segunda onda de COVID-19 na Europa tenha passado. Além disso, estão proibidas reuniões com mais de 50 pessoas, visitas à idosos em asilos e venda de bebidas alcoólicas  depois das 22h nos bares e bistrôs do país.

As medidas buscam evitar a propagação em grupos de faixa etária altamente contagiosa a fim de reduzir a aglomeração. O país também já estuda abrir hospitais de campanha provisórios – algo feito no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra anteriormente – para atender a demanda, além de reservar leitos de outras enfermidades para que sejam exclusivos aos pacientes com coronavírus. 

“Esta decisão está sendo tomada, porque é necessária. Apesar de todas iniciativas, o contágio está num nível elevado”, aponta a ministra Anna Ekström, que também alertou para que a população não faça aglomerações nas comemorações do Natal e do Ano Novo. Uma cartilha com novas restrições devem ser divulgada nos próximos dias. 

Depois de um outono tranquilo, com controle nas taxas, a incidência de casos disparou no país europeu. A incidência de infectados é de 698 por 100 mil habitantes, a maior desde o surgimento da doença. O país passou das 7,3 mil mortes e de 290 mil contaminados nesta quinta-feira (9/12). Estocolmo e seus arredores estão entre as regiões mais afetadas, com mais de 2,8 mil óbitos. 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)