
Em Belo Horizonte, depois de dois recordes consecutivos de calor nesta semana, a temperatura deve cair no sábado (26/8) e no domingo (27/8), com pancadas de chuva. No sábado, a os a máxima deve atingir 30ºC, e a mínima 19º. No domingo, os termômetros devem registrar temperaturas entre 18ºC e 25°C.
O dia mais quente deste ano na capital mineira foi na quinta (24/8), com um calor que chegou a 34,3ºC durante a tarde, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura é a maior para o mês de agosto desde o ano de 1961.
Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, o início da próxima deverá ter chuva, "com céu nublado e ocorrências de pancadas isoladas" em Belo Horizonte. A máxima, na segunda-feira (28/8), não deve passar de 23ºC, e na terça-feira (29), de 25ºC.
A Defesa Civil conta como ficará o clima nas demais áreas de Minas. Na Região Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, leste do Vale do Rio Doce e no Vale do Mucuri, a previsão é de tempestades com possibilidade de granizo. Nas demais áreas do estado, o tempo deve ficar instável, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas no período da tarde.
O que explica a instabilidade do clima
De acordo com Azevedo, a partir desta sexta-feira (25/8), a massa de ar quente que mantinha o clima quente e seco em Minas vai se enfraquecer, favorecendo a formação de chuvas. Ele acrescenta que, a partir desse sábado (26/8), o estado receberá uma massa de ar frio vinda do Sul do país. “Há possibilidade de chuvas, com raios, rajadas de vento e granizo”, alerta.
Já o calor é justificado pela atuação do fenômeno El Niño, que consiste no “aquecimento anormal e persistente da temperatura da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador”, diz o Inmet.
Situação alarmante em Minas
Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, está em situação de alerta, declarada pela prefeitura, depois que um temporal gerou pontos de alagamento e destruição na cidade. Aproximadamente 500 pessoas foram afetadas pela situação, das quais 16 ficaram desabrigadas e 20 desalojadas.
Também no Vale do Mucuri, a cidade de Itambacuri passou por situação parecida nesta sexta (25/8): 30 pessoas estão desabrigadas e 354 estão desalojadas, por causa de vendavais, chuva forte e granizo.
De acordo com Ruibran, a situação pode se repetir na região, principalmente no domingo. “Pode haver fortes pancadas de chuva, acompanhadas de raios”, ele diz. O climatologista ainda explica que o que gerou os desastres foi uma frente fria que passou pela região, que pode ser intensificada, “até mais forte do que aquela que passou”, avisa. O alerta se estende para as demais regiões do estado.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa
