(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO NÃO PARA

Postos de BH abrem no sábado para vacinar contra covid, meningite e gripe

Para quem for vacinar, basta levar documento com foto e o cartão de vacina; crianças devem estar acompanhadas de algum responsável


08/06/2023 14:23 - atualizado 08/06/2023 15:34
432

Mulher retirando vacina do vidro com agulha
Vacinação em BH não para com feriado; postos irão abrir nesta sexta e sábado (foto: PBH/Divulgação)
Alguns centros de saúde de Belo Horizonte irão abrir neste sábado (10/6). Ao todo serão quatro postos, das regionais Barreiro, Nordeste, Noroeste e Venda Nova. Nestes locais serão disponibilizadas vacinas contra gripe, COVID-19 e meningite C. 

Além da imunização, essas unidades farão o atendimento de crianças e adultos, preferencialmente, com sintomas de dengue, chikungunya ou doenças respiratórias. 

Poderão se vacinar contra a COVID-19, com o imunizante bivalente, quem tem 18 anos ou mais. Contra a gripe, o público a partir dos 6 meses de idade poderá receber a dose. Já contra a meningite C, o alvo são as pessoas com 16 anos ou mais.

Para se vacinar, é preciso apresentar um documento de identidade com foto e o cartão de vacinação. As crianças, que irão se vacinar contra a gripe, devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento e cartão de vacina.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lembra que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, os três imunizantes. E, caso a pessoa já tenha recebido qualquer uma delas em algum dia anterior a este sábado, não existe a necessidade de aguardar um intervalo de tempo para receber as demais.

Centros de Saúde que abrirão no sábado (10/6)

Funcionamento: 7h às 18h

Vacinação: 8h às 17h

Barreiro
Centro de Saúde Barreiro de Cima: praça Modestino Sales Barbosa, 100, Flávio Marques Lisboa

Noroeste
Centro de Saúde São Cristóvão: rua Itapecerica, 555, Lagoinha

Nordeste
Centro de Saúde São Paulo: rua Aiuruoca, 455, São Paulo

Venda Nova
Centro de Saúde Rio Branco: rua Crisanto Muniz, 120, Rio Branco

Cenário atual da vacinação em BH

A cobertura da vacina bivalente contra a COVID-19 em Belo Horizonte está abaixo do esperado, mas vem aumentando lentamente. Até o dia 30/5, a vacinação da bivalente em idosos acima de 60 anos estava em 45%, e em adultos, população de 18 a 59 anos, a taxa chegava a 10%. 

Entretanto, em balanço divulgado pela PBH nesta quinta-feira (7/6), a taxa de idosos acima de 60 anos vacinados subiu 3% indo para 48%, a mesma porcentagem de aumento para de adultos, que foi para 13%, um ritmo lento de crescimento, mesmo com o aumento dos locais e horários de vacinação na cidade.

Durante estes três meses de campanha de vacinação bivalente foram vacinadas ao todo 2.523.710 pessoas do público-alvo (idosos e adultos). 

Órgãos alertam que a baixa procura pode provocar o crescimento do número de casos de gripe e, consequentemente, a maior busca pelos serviços de saúde, inflando o atendimento público.  

Baixas temperaturas aumentam os riscos

Uma onda de frio vem atingindo a capital mineira nas últimas semanas. As baixas temperaturas vem trazendo um aumento no número de casos de gripe e pneumonia na cidade, e estas doenças atingem com maior perigo os idosos. As vacinas são essenciais para proteger principalmente esta faixa etária, evitando situações em que essas doenças evoluem para óbito. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)