(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CELEBRAÇÃO

Corpus Christi: Afonso Pena amanhece colorida com a confecção de tapetes

Segundo o presidente do Conselho Pastoral Paroquial, cerca de 100 pessoas estão trabalhando na confecção dos tapetes


08/06/2023 11:53 - atualizado 08/06/2023 12:26
432

Ver galeria . 10 Fotos A Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, amanheceu nesta quinta-feira (8/6) com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem coloridos. A ação faz parte da celebração do dia de Corpus Christi na capital.Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, amanheceu nesta quinta-feira (8/6) com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem coloridos. A ação faz parte da celebração do dia de Corpus Christi na capital. (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )

A Avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, amanheceu nesta quinta-feira (8/6) com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem coloridos. A ação faz parte da celebração do dia de Corpus Christi na capital.

 

Com extensão de um quilômetro, o tapete liga os santuários arquidiocesanos da Santíssima Eucaristia (Igreja Boa Viagem) e de São José (Igreja São José), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 

Segundo o presidente do Conselho Pastoral Paroquial, Renato Alves de Sousa, cerca de 100 voluntários estiveram na Afonso Pena para a confecção dos tapetes. O trabalho começou na noite de ontem nas ruas da capital e marca a volta dos tapetes às ruas após três anos, devido à pandemia.

 

tapetes na Afonso Pena
Cerca de 100 voluntários estão no centro de BH para a confecção de tapetes (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 

Sobre a pista ornamentada da Avenida Afonso Pena e arredores, vai passar, no início da noite, a procissão do Santíssimo Sacramento. O cortejo começa às 18h30, na Boa Viagem, após a missa celebrada (17h), na área externa do templo (Rua Sergipe, 175).

 

De acordo com a Arquidiocese de BH, a Festa de Corpus Christi é celebrada cerca de 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira – pela tradição cristã, a última ceia de Jesus com seus discípulos, antes da crucificação, teria ocorrido em uma quinta-feira.

 

Na última ceia, Jesus institui o sacramento da Eucaristia, partilhando o pão e o vinho com seus discípulos.  Na Festa de Corpus Christi, os cristãos católicos testemunham a fé na Eucaristia – a presença de Jesus no pão e no vinho -, com procissões pelas ruas enfeitadas com os tapetes de serragem. 

Programação

Missas e procissões na capital e Grande BH 

Belo Horizonte 

- Às 10h30, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá missa na Catedral Cristo Rei, no Bairro Juliana, na Região Norte de BH. Haverá procissão no interior do templo, e os participantes são convidados a doar alimentos para o mais necessitados.

- Missa às 17h, na área externa do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia (Igreja Boa Viagem). Às 18h30, os fiéis vão seguir em procissão até o  Santuário São José, na Avenida Afonso Pena.

 

Serra da Piedade, em Caeté (RMBH)

Missas às 9h e 15h (com procissão), na Ermida da Padroeira de Minas, e 11h (com procissão), na Basílica das Romarias, oração do terço mariano (18h15) e adoração ao Santíssimo Sacramento (20h15).

 

Santa Luzia (RMBH)

Missa às 17h, no Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, com procissão, na sequência, até a Capela São Geraldo, no Bairro São Geraldo.

 

Sabará (RMBH)

Missa campal, às 8h15, na Praça Melo Viana, no Centro Histórico, seguida de procissão até a Matriz Nossa Senhora da Conceição. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)