(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORPUS CHRISTI

Voluntários começam montagem do tapete para a procissão desta quinta (8/6)

O cortejo vai começar às 18h30, na Boa Viagem, após a missa celebrada (17h), na área externa do templo (Rua Sergipe, 175).


07/06/2023 19:28 - atualizado 07/06/2023 22:08
432

Moldes já foram riscados na escadaria da São José, um dos extremos do tapete de um quilômetro
Moldes já foram riscados na escadaria da São José, um dos extremos do tapete de um quilômetro (foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press. )
Um batalhão de voluntários começou a montagem do tapete devocional para a procissão de Corpus Christi, nesta quinta-feira (8/6). Com extensão de um quilômetro, o tapete vai ligar os santuários arquidiocesanos da Santíssima Eucaristia (Igreja Boa Viagem) e o São José (Igreja São José), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Os voluntários foram divididos em dois grupos, cada um começando seu trabalho numa extremidade, até o encontro e término do tapete, que voltará às ruas após três anos, devido à pandemia. Sobre a pista ornamentada da Avenida Afonso Pena e arredores, vai passar, no início da noite, a procissão do Santíssimo Sacramento. O cortejo vai começar às 18h30, na Boa Viagem, após a missa celebrada (17h), na área externa do templo (Rua Sergipe, 175).

De manhã, às 10h30, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá missa na Catedral Cristo Rei, no Bairro Juliana, na Região Norte de BH. Haverá procissão no interior do templo, e os participantes são convidados a doar alimentos para o mais necessitados. O arcebispo faz um convite a toda a comunidade: “Vamos, juntos, contemplar a beleza dos tapetes que enfeitam as ruas e igrejas. Inspirados pela beleza da liturgia e pela arte, busquemos revestir o nosso coração com a beleza que agrada a Deus: o amor fraterno que inspira a solidariedade”.

 

Dom Walmor explica que a festa de Corpus Christi é uma  especial oportunidade para se testemunhar a fé no sacramento do corpo e sangue de Cristo, a santíssima eucaristia. “Jesus institui o sacramento da eucaristia na última ceia, partilhando o pão e o vinho com os discípulos. O sacramento da eucaristia é sempre o ápice da vida cristã. A vida deve ser uma oferta, e nós, solidariamente, devemos ajudar os que mais sofrem”.

Mobilização

Voluntário risca molde onde vai ser montado o tapete
Voluntário risca molde onde vai ser montado o tapete (foto: Túlio Santos/EM/D.A.Press. )
Desde sábado, os voluntários estão nos dois santuários tingindo a serragem e criando os desenhos para a procissão de Corpus Christi. Na Igreja São José, na Avenida Afonso Pensa, 100 pessoas estarão a postos, na manhã desta quinta-feira, para confecção dos tapetes, informa o presidente do Conselho Pastoral Paroquial, Renato Alves de Sousa. Na tarde de ontem, a turma fez os desenhos nas escadarias do templo, que será coberta com a ornamentação.

 

LEIA: Diamantina tem mutirão na confecção de tapete nas ruas para procissão

 

De acordo com a Arquidiocese de BH, a Festa de Corpus Christi é celebrada cerca de 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira – pela tradição cristã, a última ceia de Jesus com seus discípulos, antes da crucificação, teria ocorrido em uma quinta-feira. Na última ceia, Jesus institui o sacramento da Eucaristia, partilhando o pão e o vinho com seus discípulos.  Na Festa de Corpus Christi, os cristãos católicos testemunham a fé na Eucaristia – a presença de Jesus no pão e no vinho -, com procissões pelas ruas enfeitadas com os tapetes de serragem.

Programação

Missas e procissões na capital e Grande BH 

Belo Horizonte 

- Às 10h30, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá missa na Catedral Cristo Rei, no Bairro Juliana, na Região Norte de BH. Haverá procissão no interior do templo, e os participantes são convidados a doar alimentos para o mais necessitados.

- Missa às 17h, na área externa do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia (Igreja Boa Viagem). Às 18h30, os fiéis vão seguir em procissão até o  Santuário São José, na Avenida Afonso Pena.

Serra da Piedade, em Caeté (RMBH)

Missas às 9h e 15h (com procissão), na Ermida da Padroeira de Minas, e 11h (com procissão), na Basílica das Romarias, oração do terço mariano (18h15) e adoração ao Santíssimo Sacramento (20h15).
 

Santa Luzia (RMBH)

Missa às 17h, no Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, com procissão, na sequência, até a Capela São Geraldo, no Bairro São Geraldo.

Sabará (RMBH)

Missa campal, às 8h15, na Praça Melo Viana, no Centro Histórico, seguida de procissão até a Matriz Nossa Senhora da Conceição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)