(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Manifestação de fé

Diamantina tem mutirão na confecção de tapete nas ruas para procissão

Cidade histórica recebe centenas de turistas por causa da tradição de Corpus Christi. Visitantes também apreciam casario, gastronomia e outros atrativos


07/06/2023 17:42 - atualizado 08/06/2023 12:37
432

foto mostra desenho em tapete
Imenso tapete nas ruas é atração em procissão em Diamantina (foto: Secretaria de Cultura de Diamantina)
As ruas do centro histórico de Diamantina (região Central do estado) serão decoradas com o imenso “tapete devocional” nesta quinta-feira (8/06) para a passagem da Procissão de Corpus Christi.  A expectativa é que a tradição seja acompanhada por centenas de moradores e turistas, que aproveitam para visitar e apreciar o casario, a gastronomia e outros atrativos do antigo Tejuco.

 

O “tapete” será desenhado no calçamento nas ruas do centro histórico, no itinerário da procissão, que sairá às 17 horas da Catedral de Santo Antônio, retornando ao ponto de partida. A procissão vai percorrer as ruas Direita e Vieira Couto, Praça Lobo de Mesquita, ruas do Contrato, do Carmo, da Quitanda e  Joubert Guerra.

 

Na confecção do tapete são usados serragem (natural e colorida), areia (natural e colorida), borra de café e outros ingredientes. Ao longo do percurso, serão desenhados no chão símbolos religiosos como a vela, o cálice, a uva, a pomba do Divino Espírito Santo e o Santíssimo Sacramento.

 

Fotos da procissão em 2022
Fotos da procissão em 2022 (foto: Secretaria de Cultura de Diamantina)
A secretária municipal de Cultura e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia Oliveira Horta, destaca que a confecção do tapete devocional de Corpus Christi envolve um verdadeiro mutirão na cidade, com a participação de comunidades religiosas das paróquias da cidade, grupos de jovens e integrantes do Tiro de Guerra (TG) do Exército no município.

 

O evento contará ainda com a adesão  de alunos do ensino médio de seis escolas estaduais e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG/unidade de Diamantina. Cerca de 230 estudantes participaram de oficinas sobre a montagem do “tapete devocional”.

 

“O tapete devocional de Corpus Christi é uma tradição da cultura religiosa da cidade que se realiza mais uma vez como traço identitário dos diamantinenses”, afirma a secretária Márcia Betânia.

 

Fotos da procissão 2022
Fotos da procissão em 2022 (foto: Secretaria de Cultura de Diamantina)
Ela salienta que a manifestação fortalece a atração de turistas, que aquecem a economia do município. No próximo fim de semana, Diamantina também terá como atração a Festa de Santo Antônio, dedicada a seu padroeiro, com barraquinhas de comidas típicas, quadrilhas e shows na praça do Mercado Velho, no centro histórico. A programação se estende até terça-feira, 13 de junho, Dia de Santo Antônio.

 

 

  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)