(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

COVID-19: belo-horizontinos vão a Nova Lima para receber a quarta dose

Além de Contagem, município da região metropolitana também se tornou opção para pessoas com mais de 18 anos que querem tomar a segunda dose de reforço


22/11/2022 10:18 - atualizado 22/11/2022 10:41

Na foto, profissional da saúde aplica vacina em braço
Prefeitura de Nova Lima recomenda que profissionais de sáude peçam o comprovante de endereço (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Moradores de Belo Horizonte que ainda não foram convocados para tomar a quarta dose da vacina contra COVID-19 estão recorrendo a outras cidades da região metropolitana.

Além dos postos de saúde de Contagem, belo-horizontinos tem como destino Nova Lima, ainda que a prefeitura da cidade oriente os profissionais de saúde a pedir o comprovante de endereço. 

O social media Lucas Florentino de Olinda, de 22 anos, é uma das pessoas que escolheu se vacinar em outro município. Segundo ele, com o crescimento de novos casos da doença e a estagnação da vacinação em BH, tomar o imunizante em Nova Lima foi a opção. “Quando recebi a terceira dose, ainda estava no início do ano. Como trabalho na cidade, fiquei sabendo de uma colega que conseguiu tomar a quarta sem nenhum problema”. 

Lucas conta, que além dele, outras três amigas do trabalho foram até o posto de saúde para ter o imunizante aplicado, na última quinta-feira (17/11). “No horário de almoço, pegamos um carro e fomos até a unidade de saúde. Não tinha ninguém na fila e, por isso, foi super rápido. Conseguimos resolver tudo em menos de 20 minutos”. Ele ainda afirmou que, no local, foi solicitado somente a identidade e o cartão de vacina. 

De acordo com o social media, a vacina contra a meningite também estava disponível. “Uma das minhas amigas aproveitou pra tomar. No meu caso, como ainda iria trabalhar, deixei para tomar depois, já que não sabia a forma que meu organismo iria reagir com os dois imunizantes”. Ele acredita que a baixa adesão da quarta dose faz com que os profissionais de saúde incentivem ainda mais vacinação. 

Aflição

Uma das amigas de Lucas, que foi até o posto na semana passada, é a publicitária Júlia Seném Botelho, de 25 anos. Ela afirma que a aflição devido ao novo surto de COVID-19 foi um dos fatores que contribuiram para tomar a vacina. “Todos os dias eu entrava no site da Prefeitura de Belo Horizonte, mas a quarta dose é só para pessoas acima de 40 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde. Como tenho comorbidade, fiquei ansiosa, pois a vacinação está estagnada”, disse. 
A jovem explica que, como também trabalha na cidade, várias pessoas informaram que não precisaram comprovar o endereço nas unidades de saúde. “Passo boa parte do tempo em Nova Lima, então, caso pedissem no posto, meus gestores fariam uma declaração para comprovar que trabalho na cidade”. Para a publicitária, a opção para tomar a quarta dose é procurar outra cidade da região metropolitana. “Creio que a convocação de novas faixas etárias pode demorar e, por isso, pessoas que querem tomar a vacina irão recorrer a outras cidades”. 

Nova Lima

Diferentemente de Contagem, que não exige comprovante de endereço, a Prefeitura de Nova Lima informou, em nota, que orienta os profissionais de saúde a pedirem comprovante de endereço, além de documento de identificação com foto e cartão de vacina (2ª ou 3ª dose). Até o momento, 33% do público alvo já tomou a segunda dose de reforço. 

“A Gestão Municipal ressalta que a orientação é que a população procure a sua UBS de referência ou salas de vacinas, conforme divulgado no cronograma de vacinação”, disse. 

Questionada sobre a mobilização de moradores para receber a quarta dose e se há previsão de ampliação da faixa etária, a PBH alegou que segue orientações do Ministério da Saúde e que, até o momento, “o órgão não determinou a aplicação da quarta dose de reforço da vacina contra a COVID-19 para público abaixo de 40 anos”.  
Além disso, o órgão afirmou que, para a convocação de novos públicos, “é imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues ao município. A SMSA reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a continuidade do processo, tão logo as doses sejam entregues”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)