(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIA MUNDIAL DOS POBRES

Arquidiocese de BH promove jornada do 'Dia Mundial dos Pobres' até 25/11

Encontros e almoços serão realizados até dia 25 no santuário do Bairro Lagoinha


16/11/2022 17:20 - atualizado 16/11/2022 19:20

Pessoa servindo suco de uva
Arquidiocese de BH transforma Dia Mundial dos Pobres em jornada para socorrer os necessitados (foto: ARQUIDIOCESE DE BH/DIVULGAÇÃO)
O Dia Mundial dos Pobres deixa de ser apenas uma data (13/11), para se tornar uma jornada em Belo Horizonte, por meio de ações de acolhimento e reflexões. Assim, até o próximo dia 25, a Arquidiocese de BH promove encontros seguidos de almoço, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, localizado na Rua Além Paraíba, 152, na Lagoinha, na Região Noroeste da capital.

Na manhã desta quarta-feira (16/11), ocorreu o primeiro encontro, o qual se repete amanhã e sexta-feira (18/11), das 9h às 12h.

Segundo o arcebispo metropolitano de BH, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, a Jornada Mundial dos Pobres é uma "rica oportunidade para capacitar nosso coração, reconhecendo a presença dos pobres entre nós, em cenários que nos envergonham e nos aponta um longo caminho para fazer valer a fraternidade universal".

Para Dom Walmor, são necessários investimentos em políticas públicas que favoreçam a superação, com urgência, de tantos cenários de exclusão e desigualdade social: "É preciso buscar respostas para a construção de uma sociedade mais justa que partilhe o sofrimento de cada pobre, com empatia e solidariedade".
Fila para pegar alimento
Igreja Católica mobiliza caridade em Belo Horizonte, no Dia Mundial dos Pobres (foto: ARQUIDIOCESE DE BH/DIVULGAÇÃO)
Para sábado (19/11), o público-alvo, incluindo população em situação de rua, é convidado para uma “partilha fraterna” do café da manhã (8h), também no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres.

Em seguida (8h45), todos seguirão em caminhada até o Santuário Arquidiocesano São José, no Centro da capital, onde haverá doação de vestuário e prestação de serviços de cuidados pessoais e de cuidados da saúde, a exemplo de aferição da pressão arterial e medição da glicemia. Às 10h30, ocorrerá o Momento de Louvor, seguido pela partilha do almoço comunitário (12h).

Cidadania

Conforme divulgou a Arquidiocese de BH, o Vicariato Episcopal para Ação Social Política e Ambiental (Veaspam) e a Defensoria Pública de Minas Gerais promovem, no dia 25, das 9h às 13h, um encontro, ligado à cidadania, culminando com a partilha do almoço (12h). A Defensoria Pública prestará atendimento jurídico à população em situação de rua.

Servindo feijão em prato de plástico
Arroz e feijão: jornada de caridade da Arquidiocese BH no Dia Mundial dos Pobres (foto: ARQUIDIOCESE DE BH/DIVULGAÇÃO)
Nos dias 18 e 25, o almoço solidário será promovido pela ação “Dai-lhes vós mesmos de comer”, da Catedral Cristo Rei. Semanalmente, a iniciativa  prepara e partilha refeições “nutritivas e balanceadas, com verduras, carboidratos e proteínas com os nossos irmãos que enfrentam a fome ou o déficit alimentar”, conforme os organizadores, que ressaltam as palavras do papa Francisco: “Neste 6º Dia Mundial dos Pobres, com o convite – tomado do apóstolo Paulo – a manter o olhar fixo em Jesus, que, ‘sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza’”.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo papa Francisco em 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)