(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REGIÃO NORTE DE BH

Prédio desaba em BH: responsável por obra já havia sido autuado em 2021

Engenheiro foi notificado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) por apresentar outra pessoa como responsável pela obra


21/09/2022 13:55 - atualizado 21/09/2022 14:26

Prédio que desabou no bairro Planalto, em BH
Vizinhos afirmam que prédio foi construído em cima de casa (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O responsável pela obra do prédio que desabou no bairro Planalto na região Norte de Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira (21/9), já havia sido autuado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), por irregularidades em outubro de 2021. 

De acordo com o conselho, o responsável  técnico pelo andamento da construção foi autuado pela falta de identificação em relação ao serviço em execução, já que a placa de obra que constava na edificação indicava outro profissional responsável técnico. 

Três pessoas ficaram feridas e uma morreu na queda da estrutura. Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte, o local já havia passado pelo processo de regularização e tinha alvará de construção válido até 2025. 

Ainda segundo a PBH, em 2016, quando foi constatado que a obra estava sendo conduzida sem licenciamento urbanístico, foi feita uma vistoria e a construção foi interditada. “Além de notificar para que fosse providenciada a regularização, houve ainda aplicação de multa por execução de projeto sem aprovação”, informou em nota

O Executivo informou que a obra foi paralisada no estado em que se encontrava, mas, em 2020, a edificação foi ocupada, mesmo sem haver certidão de baixa de construção (documento conhecido como “Habite-se”). Em 2021, a obra foi regularizada.  

Irregularidades

Vizinhos da edificação relataram ao Estado de Minas que o prédio teria sido construído em cima de uma casa. Informações preliminares apontam que a obra era uma construção familiar.

Vizinhos da família ainda relatam que a obra já se arrastava por anos. "Quando eu mudei estava parado. Ano passado eles voltaram a mexer com tudo", conta Elisabeth Nunes, 52 anos, vizinha da família há mais de cinco anos.

Ela conta que estava em casa quando o prédio desabou. "Escutei um barulho forte. Quando fui na janela vi a poeira. Liguei na hora para os bombeiros", conta.

Domingos Vieira, de 56, que mora no quarteirão acima do desabamento, via com desconfiança a obra. "Estava fadado a acontecer isso. Antes de ser o prédio era uma casa. Foi construído em cima dela. A obra já estava condenada" afirma.

O pedreiro da obra, que preferiu não se identificar, disse que ouviu estalos na estrutura e foi orientado a sair. Ele, no entanto, não confirmou quem deu essa orientação.
Artes mostra mapa com a localização do prédio que desabou e fotos de antes e depois do desabamento
(foto: Arte: Soraia Piva/EM/D.A Press)



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)