(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 1º CASO NO BRASIL

Cachorro é diagnosticado com varíola dos macacos em Minas

Esse é o primeiro caso de um animal infectado pela varíola dos macacos no Brasil


24/08/2022 09:18 - atualizado 24/08/2022 09:38

Imagem mostra mão com feridas na pele
Vírus é transmitido pelo contato com feridas na pele de alguém infectado, além de compartilhamento de objetos e gotículas de saliva (foto: iStock/Imagem ilustrativa)

Um cachorro do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, testou positivo para varíola dos macacos. Esse é o primeiro caso de um animal infectado pela doença no país. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na noite desta terça-feira (23/8).

Por meio de nota, a autarquia informou que o animal é um filhote de cinco meses, que contraiu a doença de seu tutor. De acordo com a SES-MG, o cachorro começou a apresentar sintomas há dez dias, cerca de uma semana após o início dos sintomas de seu dono.

"O tutor foi orientado a manter o animal em isolamento e a adotar medidas sanitárias para a rotina de alimentação do cão e de higienização do local", informou a pasta. Ao cuidar do cachorro, o homem deve usar luvas, máscara, blusa de manga comprida e calça para proteção da pele, bem como fazer a desinfecção da área com água sanitária.

Ainda de acordo com a SES, esse é o primeiro caso registrado de transmissão da doença do ser humano para animais. "Existem dois relatos no mundo, nos EUA (Estados Unidos da América) e França, em que a potencial transmissão de humano a animal está sendo estudada", destacou a nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)