(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA SEDE

Farmácia de Minas muda para o Carlos Prates e ficará fechada por uma semana

Unidade funcionou pela última vez na Contorno nesta sexta-feira (12/8). Não haverá atendimento entre os dias 15 e 19, até a inauguração do novo espaço


12/08/2022 18:34 - atualizado 12/08/2022 19:18

Usuários da Farmácia de Minas no último dia de funcionamento na Av. do Contorno, nesta sexta-feira (12)
Usuários da Farmácia de Minas vivenciaram o último dia de funcionamento na Av. do Contorno, nesta sexta-feira (12) (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A Farmácia de Minas, centro de distribuição de medicamentos do SUS para Belo Horizonte e Região Metropolitana, será transferida para o Bairro Carlos Prates, Noroeste da capital, no dia 22 de agosto. A unidade funcionou pela última vez na Avenida do Contorno, no Santo Agostinho, Centro-Sul, nesta sexta-feira (12/8).

 

O novo endereço é na avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 2.777, ao lado da estação Carlos Prates do metrô de BH. O horário de atendimento será o mesmo do atual, das 7h às 19h nos dias de semana.

 

O serviço estará suspenso na próxima semana, do dia 15 ao 19, até a reabertura. Nesse período, será feita a transferência de equipamentos, documentos e medicamentos para o novo local de atendimento.

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para evitar que os usuários fiquem desassistidos, os medicamentos têm sido entregues em quantidade suficiente para manter o tratamento até o próximo agendamento.

 

Carla Marques tem expectativa de melhora no tempo de espera no novo espaço
Carla Marques tem expectativa de melhora no tempo de espera no novo espaço (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Carla Marques, usuária da Farmácia de Minas, tem boas expectativas da nova unidade. “Estão dizendo que lá no Carlos Prates será maior, com mais atendentes, e eu espero que seja bem melhor”, afirmou.

 

Mudança de local traz promessa de menos filas

 

Quem depende da Farmácia de Minas para ter acesso a medicamentos está acostumado a enfrentar grandes filas, principalmente nos períodos mais duros da pandemia, em que o tempo de espera aumentou.

 

Apesar de o serviço funcionar por meio de agendamento, a unidade fica cheia com frequência, e muitos mineiros dependem desse serviço. Alguns dos remédios fornecidos pelo SUS por meio da Farmácia de Minas chegam a custar dezenas de milhares de reais, valores que tornariam o tratamento de muitos pacientes impossível, se não fosse gratuito. 

 

A mudança de local foi anunciada pelo governado estadual em abril deste ano. Em coletiva na nova unidade do Carlos Prates, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que o problema das filas vai ser solucionado. “Garanto que aqui nós vamos acabar. (…) Assim que inaugurar, nós já vamos ter uma melhoria expressiva. E à medida que você fizer os ajustes finos, caso ainda tenha algum atendimento que demore, nós vamos estar reduzindo”, disse. 

 

O local tem 2.258,29 m². Serão ao todo 120 cadeiras de espera e 74 guichês, sendo oito de triagem e 66 de atendimento. Também haverá três salas para assistência farmacêutica. A nova Farmácia de Minas também contará com a Rede de Frio, onde se distribui e armazena vacinas e insumos para BH e Região Metropolitana.

 

Segundo a SES-MG, a Farmácia de Minas está presente nos 28 núcleos de assistência farmacêutica no estado. Cerca de 200 mil usuários são atendidos com o fornecimento de 246 medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

 

A unidade de Belo Horizonte é a maior em número de atendimentos e dispensação do CEAF. De acordo com a secretaria, mais de 2.500 pessoas são atendidas diariamente, no horário das 7h às 19h, e dispensa em média 52 mil medicamentos por mês.


* Estagiária sob supervião do subeditor Thiago Prata


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)