(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Farmácia de Minas tem rotina de filas e aglomeração

Mais uma vez, a calçada da Avenida do Contorno, no Bairro Gutierrez, fica repleta de pessoas em busca de medicamentos; Secretaria não resolve o problema


06/04/2021 09:23 - atualizado 06/04/2021 18:15

Farmácia de Minas tem manhã com filas enormes e aglomerações em Belo Horizonte
Farmácia de Minas tem manhã com filas enormes e aglomerações em Belo Horizonte (foto: Edesio Ferreira/EM D.A Press)
Uma cena que virou rotina em Belo Horizonte, em plena pandemia: a enorme fila que se forma na calçada da Avenida do Contorno, no Bairro Gutierrez. São centenas de pessoas que se aglomeram para conseguir medicamentos na Farmácia de Minas. Nesta segunda-feira (05/04) não foi diferente, com o agravante de que não havia distanciamento entre as pessoas e muitos estavam sem máscara.  

A Farmácia de Minas distribui medicamentos básicos (atenção primária à saúde), estratégicos (utilizados contra doenças que são problemas de saúde pública), e os do chamado Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que contempla medicamentos para doenças raras, de baixa prevalência ou uso crônico prolongado, que costumam ser de alto custo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) a fila gerada é pela necessidade do distanciamento e controle de entrada no interior da unidade. Apesar de não ser a primeira vez que ocorre problema, a SES garante que "para maior segurança sanitária dos usuários, há, no interior da Farmácia, demarcação no piso e nas cadeiras que podem ser utilizadas para manutenção do distanciamento necessário".

 

A reportagem do Estado de Minas flagrou as grandes filas na farmácia em diversas ociasões. Em fevereiro, alguns usuários foram entrevistados e reclamaram da demora no atendimento e falta de medicamentos. No mês seguinte, em março, uma nova fila se formou pela calçada e diversas pessoas foram vistas utilizando a máscara no queixo, sem cobrir corretamente a boca e o nariz.

Resposta da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais

 

O atendimento ocorre das 7h às 18h e os usuários podem agendar um horário, o que ajuda a reduzir a aglomeração e contribui para uma distribuição mais eficaz dos medicamentos. Entretanto, as pessoas fora do dia e horário agendados também são atendidas.

 

Segundo a SES, como medida auxiliar, desde fevereiro a Farmácia está distribuindo alguns itens por período ampliado de dois meses: “A dispensação de alguns itens por período ampliado de dois meses de tratamento. Desta forma, foram selecionados medicamentos cuja responsabilidade de aquisição é do Estado e não exigem condições especiais de armazenamento refrigerado”. 

 

Veja a nota na íntegra:

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que a fila na Farmácia de Minas, na Avenida do Contorno, é gerada pela necessidade do distanciamento e controle de entrada no interior da unidade. Para maior segurança sanitária dos usuários, há, no interior da Farmácia, demarcação no piso e nas cadeiras que podem ser utilizadas para manutenção do distanciamento necessário.

 

O cumprimento do agendamento é essencial para redução da aglomeração e distribuição mais eficaz. As pessoas fora do dia e horário agendados são atendidas. O horário de funcionamento da Farmácia de Minas unidade Regional Belo Horizonte é das 7h às 18h.

 

Ações para atendimento na pandemia

 

A SES-MG ressalta que desde fevereiro, como mais uma medida implementada para melhorar o atendimento ao público, reduzindo o número de pessoas na Unidade Regional de Belo Horizonte, está sendo feita a dispensação de alguns itens por período ampliado de dois meses de tratamento.  Desta forma, foram selecionados medicamentos cuja responsabilidade de aquisição é do Estado e não exigem condições especiais de armazenamento refrigerado.

 

 

Os itens fazem parte de uma lista de medicamentos já padronizados no Sistema Único de Saúde (SUS), fornecidos no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)